segunda-feira, setembro 8

Apelo do Mês

Faixa de Gaza:
Estudantes impedidos de sair

Gaza1.jpgCerca de 30 jovens palestinianos continuam impedidos de sair da faixa de Gaza para regressarem aos seus estudos noutros países. Vários relatos destes estudantes, que se preparavam no fim do Verão para regressarem às suas universidades, têm evidenciado o desespero vivido perante o bloqueio de Israel e os crescentes conflitos internos.

A faixa de Gaza, território disputado por Israel e pela Palestina, não é actualmente reconhecida como pertencente a um país soberano. O bloqueio, iniciado há mais de um ano, teve consequências desastrosas para a economia de Gaza, causando uma crise humanitária por vezes aliviada devido às pressões internacionais. Com a vitória do Hamas nas eleições de 2006 à liderança palestiniana, a relação com Israel sofreu um retrocesso, sendo que a principal distinção entre o Hamas e o seu opositor Fatah é o não reconhecimento, pelo primeiro, do Estado de Israel.

Em Janeiro de 2008 a cerca que separa a faixa de Gaza e o Egipto foi destruída por palestinianos desesperados devido à falta de alimentos e medicamentos. A hostilidade perante a saída de cidadãos da faixa de Gaza é crescente em todas as frentes, mesmo internamente. Testemunhas relatam maus-tratos por parte das forças de segurança do Hamas para com as pessoas que desejam passar a fronteira egípcia.

A Amnistia Internacional preocupa-se particularmente com os 30 jovens referidos, pois têm uma data limite para chegarem aos respectivos países nos quais devem retomar os seus estudos. Alguns são alunos de Erasmus que poderão perder as suas bolsas, caso não cheguem ao seu destino ainda em Setembro, outros deveriam regressar às suas universidades o mais brevemente possível. Prevalece também o receio de atravessar a fronteira israelita, sendo que tudo indica que esses indivíduos serão obrigados a servir como informadores para o estado de Israel.

Estes jovens estão a ser privados de um direito fundamental e têm esgotado todas as possibilidades de saída da faixa de Gaza. Recorde-se que inicialmente havia 44 estudantes à espera de sair da faixa de Gaza e que 17 já o conseguiram fazer, graças à acção internacional (veja a lista com os seus nomes em www.amnistia-internacional.pt). Esta pressão poderá ser a sua única solução.



Junte-se a nós neste apelo em nome dos estudantes retidos na Faixa de Gaza, enviando as cartas-tipo via correio, fax ou email.

(Para que lhe possamos dar seguimento deste caso, envie-nos também um email para aiportugal@amnistia-internacional.pt, com o assunto: Faixa de Gaza, Eu Participei!)



Escreva

Às autoridades israelitas:



Tzipi Livini

Vice President Minister and Minister of Foreign Affairs

Ministry of Foreign Affairs

9 Yitzhak Rabin Boulevard

Kiryat Ben-Gurion

Jerusalem 91035, Israel

Fax: + 972 2 530 3367

Email: sar@mfa.gov.il



Your Excellency,

I am deeply concerned for the well being of the students retained on the Gaza Strip.

I consider that, if this situation persists, they will be deprived of there right to education.

I urge your Excellency to open the Erez Crossing and to provide forms of transportation for the trapped students as soon as possible.

Yours sincerely,



Escreva

Às autoridades egípcias:

Minister Habib Ibrahim El Adly

Minister of the Interior

25 Al-Sheik Rihan Street

Bab al-Louk

Cairo, Egipt

Fax: +20 22 794 5529

Email: moi@idsc.gov.eg e centre@iscmi.gov.eg



Your Excellency,

I am deeply concerned for the well being of the students retained on the Gaza Strip.

I consider that, if this situation persists, they will be deprived of there right to education.

I urge you to reopen the Rafah crossing, as soon as possible, in an orderly and regular manner.


Yours sincerely,



Escreva

Ao representante do Quarteto para o Processo de Paz do Médio Oriente

Tony Blair

Quartet Representative to the Middle East

The office of Tony Blair

P.O.Box 60519

London

W2 7JU

United Kingdom

Email: info@tonyblairoffice.org



Your Excellency,

I am deeply concerned for the well being of the students retained on the Gaza Strip.

I consider that, if this situation persists, they will be deprived of there right to education.

I urge you to negotiate the end of the Israeli blockade on Gaza and the facilitation of the Gaza students’ travel to pursue their education.

Yours sincerely,


Cartas disponíveis no nosso site oficial, em www.amnistia-internacional.pt










Se você não deseja mais receber email, por favor responda esta mensagem e escrev "Sair desta lista" no assunto do email ou simplesmente clique no seguinte link: Sair desta lista
Amnistia Internacional
Av. Infante Santo, 42, 2º
Lisboa, 1350-179
PT

Read the VerticalResponse marketing policy.

http://mail.google.com/mail/#inbox/11c42b06733a3c44

Sem comentários: