terça-feira, dezembro 11

HUMANIDADE






HUMANIDADE


Ao conjunto dos seres humanos como um todo dá-se o nome de Humanidade, Homem ou espécie humana.


De uma forma abstracta, Humanidade também é uma a expressão que sintetiza as características partilhadas por todos os humanos, com especial ênfase na capacidade do Homem como ser compreensivo e benevolente.


O conceito de Humanidade leva-nos à noção de solidariedade estendida a todas as pessoas, frequentemente sintetizada na palavra "humanitário".

Em 1854 o filósofo francês Augusto Comte criou a Religião da Humanidade, com o objectivo de constituir um sistema religioso completamente humano, afastado da teologia e da metafísica, pregando o amor entre os homens, a acção esclarecida sobre o mundo, a natureza e o homem e, acima de tudo, o desenvolvimento do altruísmo e da solidariedade.


Pode-se considerar também que a forma genérica de referir-se à humanidade como "o homem", "Homem", é uma forma de machismo e primazia do sexo masculino, em voga desde o declínio das culturas que primavam o sexo feminino e a fertilidade, como extrai-se, entre outros, de Fritjof Capra em "O Ponto de Mutação"

ALTRUÍSMO Altruísmo palavra percebida muitas vezes como sinónimo de solidariedade, a palavra altruísmo foi criada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e colectivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.


Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou colectivas).


Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções sobrenaturais ou divinas.

Na Doutrina Comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade.


Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam.

O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade são os sentimentos que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanidade

Sem comentários: