domingo, dezembro 21

O que Jesus veio ensinar

Leda de Almeida Rezende Ebner

de Ribeirão Preto, SP



Quando Jesus prometeu enviar o outro Consolador, que viria recordar tudo que ele ensinara e dizer outras coisas, ele sabia que o objetivo maior dos seus ensinos seria esquecido pela maioria dos seus seguidores, devido à própria imperfeição humana.

Ainda hoje, a essência da sua mensagem permanece ausente das preocupações de muitos dos que se dizem cristãos.

O Espiritismo, com a demonstração dos seus princípios básicos, conseqüências de leis naturais ou divinas, veio relembrar, com provas irrefutáveis, o objetivo maior dos ensinos de Jesus.

Auxiliar os pobres nas suas necessidades materiais é dever moral, mas também social, cívico, isto é, do interesse da própria sociedade, do país, porque todos devem zelar pelos seus membros, para que todos tenham o necessário para viver, sem precisar se apropriar dos bens alheios, ou irem em busca do dinheiro mais fácil.

Trabalhar nas diversas atividades das sociedades espíritas, auxiliar na alimentação, nas roupas aos necessitados, nos ensinos, nos cursos e nas palestras, fazer parte da direção e da coordenação dos trabalhos, tudo isso é dever de quem pode, de quem é cristão.

Mas será que Jesus, Um Espírito Puro, renasceria na Terra, apenas para despertar nos homens a vontade de colaborar com seu país, com sua cidade, com sua comunidade, com seus habitantes? A consciência desses deveres não viria, com o próprio desenvolvimento da inteligência humana, para facilitar o inter-relacionamento entre as pessoas?

Jesus veio libertar o homem da sua ignorância das leis divinas, veio direcionar sua inteligência para entender seu destino de filho de Deus, da responsabilidade de cada um, no cumprimento desse destino.

Veio alertar os homens da necessidade do seu desenvolvimento interno, das suas possibilidades de transmutar-se de ser imperfeito a ser perfeito e feliz.

Veio ensinar que só o bem é eterno, o mal é sempre fruto da imperfeição do homem, enquanto Espírito imperfeito.

Jesus veio demonstrar o destino de todos os seres vivos, filhos de Deus, criados para a perfeição e a felicidade, as quais devem ser conquistadas pelo esforço de cada um, no desenvolvimento do potencial divino que faz parte do Ser Essencial, desenvolvimento esse do qual ninguém escapa.

Jesus veio, como O Guia, indicar o caminho da conquista do reino de Deus , que está em cada um dos filhos de Deus; e como O Modelo, mostrar e demonstrar a todos como é um Espírito, que já tem em si esse reino de Deus.

Buscar vivenciar seus ensinos é o mínimo que podemos fazer, nós, todos nós, que nos dizemos cristãos.



Fonte: Verdade e Luz, edição nº 239 Dezembro de 2005

Federação Espírita do Estado de Mato Grosso – wwwfeemt.org.br

1 comentário:

Tentativas Poemáticas disse...

Querida amiga Madalena
Muito obrigado pela sua amizade.
Mil beijinhos.
António