sábado, setembro 13

Espiritismo com Jesus

Palavras de Jesus, segundo o Evangelho de João, capítulo XIV, vv. 15, 16, 17 e 26: “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. - Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito”.

Espiritismo com Jesus é: amar a todos como irmãos, sem fazer distinção de raça ou credo; perdoar as ofensas, sem guardar qualquer ressentimento no coração; pedir desculpas sempre que houver necessidade, e também quando, em nosso julgamento, tal medida seja dispensável; dividir o pão com os mais necessitados, indo ao encontro dos mesmos onde quer que estejam; visitar os irmãos nos hospitais, nas penitenciárias, nas casas de abrigo e proteção às crianças, aos jovens e aos idosos; trabalhar voluntariamente, sem qualquer tipo de alarde; não aceitar remuneração à atividade espiritual; consolar, mais do que ser consolado; tratar o próximo com cordialidade e gentileza; respeitar o direito de outrem, assim como gostamos que o nosso seja respeitado; fazer de nossa parte, sem nos preocuparmos se o outro está fazendo a parte que lhe cabe; não julgar a ninguém, todavia, efetuar exames regulares a respeito de nós mesmos; vigiar os próprios pensamentos, minuto a minuto; estar atento aos Dez Mandamentos, os quais não foram revogados pelo Senhor; compreender que todo o mal é aparente, tendo em vista que o bem é eterno; apequenar-se, sem acovardar-se ante as dificuldades do caminho; ouvir mais e falar menos; silenciar quando não houver melhor forma de auxiliar; utilizar da paciência em todos os instantes, especialmente com o amigo de conversa desagradável e/ou inoportuna; ter fé em Deus, em Jesus e nos Bons Espíritos; orar com sinceridade, colocando-nos na condição de espíritos imperfeitos que ainda somos; agradecer a Deus pela beleza da vida; pedir ao Alto em favor daqueles que não querem o nosso bem, encarnados e desencarnados; lutar contra as tendências inferiores que pululam no âmago do ser, tais como: orgulho, egoísmo, vaidade e cupidez; estar constantemente estudando e meditando acerca do Evangelho do Cristo, as obras de Allan Kardec e Chico Xavier; divulgar a nossa fé com verdadeiro sentimento; evitar as discussões que não levam a nada, pois a pequena realidade que já podemos aferir acerca do Plano Espiritual alcançará a todos em tempo oportuno; seguir os bons exemplos, buscando alcançar as virtudes que não possuímos; trabalhar em conjunto com a Espiritualidade Amiga; fazer a caridade em todas as oportunidades que a Vida nos enseja...
Embora muitos irmãos que já receberam, através de suas faculdades mediúnicas, obras retratando a continuidade da Vida, todas elas constituem-se em apenas pálido reflexo do que encontraremos no Plano Espiritual. Lá a Vida desenvolve-se numa dinâmica muito mais ampla do que podemos imaginar!
Recordamos que, em Israel, a maioria dos judeus, não querendo acreditar que Jesus tenha sido o Messias, enviado de Deus, até hoje O esperam... Destarte, o Consolador Prometido pelo Senhor, conforme consta no intróito deste artigo, já veio e está entre nós!
Então, em nosso próprio favor, busquemos auscultar com sinceridade a Doutrina Espírita Cristã. É bem verdade que estamos muitíssimo distantes de ser o espírita que gostaríamos, mas nem por isso devemos deixar de lutar ou perder as esperanças, pois chegaremos lá! Só com a fé aliada à razão obteremos condições para a indispensável renovação íntima.
Espiritismo com Jesus é labutar na Caridade! Que o trabalho no Bem seja sempre a nossa escora, pois não queremos ser alguém que O adora apenas da boca para fora!

Thiago Silva Baccelli é orador espírita, psicólogo clínico e graduado em Direito

Sem comentários: