quinta-feira, julho 10

Dia Nacional do Espiritismo

Foi aprovado no dia 6 de dezembro de 2007 pela Câmara, o Projeto de Lei que cria o Dia Nacional do Espiritismo. A data instituída é 18 de abril, em homenagem ao dia que Allan Kardec lançou "O Livro dos Espíritos", marco inicial da doutrina espírita.

O projeto é de autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE) e recebeu o parecer favorável do relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputado Wladimir Costa (PMDB-PA).

A autora do projeto lembra que o Brasil é a maior nação espírita da atualidade e que os praticantes brasileiros têm realizado "obras extraordinárias no campo da assistência social", como define a doutrina espírita. Gorete Pereira também destaca a figura do médium Chico Xavier, segundo ela fundamental para a difusão do espiritismo no Brasil.

O projeto foi encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ao Senado no dia 27 de março de 2008 e aguarda votação.

Vale lembrar que em 27 de abril de 2007, a Câmara, em sessão solene do Plenário, homenageou os 150 anos do "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. O autor do requerimento de homenagem, deputado Luiz Bassuma (PT-BA), afirmou que a grande contribuição do espiritismo à Humanidade não é a de ser mais uma entre as mais de 4 mil religiões do mundo, "mas a de ter desenvolvido uma filosofia e um arcabouço científico inéditos no universo religioso".

Durante a sessão, da qual participaram dirigentes de diversas entidades espíritas, o deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) discursou em nome da liderança de seu partido e destacou que em nenhum outro país a doutrina espírita mostra-se tão intensa quanto no Brasil. A cada ano, são comprados em torno de 8 milhões de livros sobre o tema, informou. "Unem-se esses homens e mulheres por um tocante sentimento de solidariedade cristã e de amor ao próximo, forças espirituais que nos aperfeiçoam como seres humanos e nos engrandecem como nação, na luta que todos empreendemos por uma realidade melhor e mais digna", afirmou o deputado, que lembrou também o exemplo de fraternidade de Chico Xavier para o Brasil e para o mundo.

Para saber do projeto na íntegra: PL -291/200


http://www.sidneyrezende.com/noticia/14631

Sem comentários: