domingo, julho 6

Betancourt fala em rádio francesa para reféns na Colômbia

--------------------------------------------------------------------------------
Betancourt fala em rádio francesa para reféns na Colômbia
Plantão | Publicada em 06/07/2008 às 14h27m
Reuters/Brasil Online
PARIS (Reuters) - A franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-refém das Farc resgatada na quarta-feira após seis anos e meio em cativeiro dentro da selva colombiana, falou em Paris para os reféns que ainda se encontram nas mãos da guerrilha e falará novamente para eles na segunda-feira.

Ela falou à rádio colombiana Caracol -que criou um programa destinado aos reféns, chamado "Voces del secuestros" (A Voz dos Sequestrados)- para dizer para seus antigos companheiros que "a liberdade chegará em breve".

Ele falará novamente na Radio France Internationale na segunda-feira. Esta rádio foi a que colocou sua transmissão em espanhol à disposição de Mélanie e Lorenzo, seus filhos, que enviavam recados para sua mãe toda segunda, quarta e sexta-feira às 5h10 (horário colombiano).

"Ingrid Betancourt escolheu a RFI para enviar uma mensagem de apoio para aqueles que continuam presos na selva colombiana", anunciou a rádio. Ela falará em espanhol e depois em francês.

A rádio é o único contato dos prisioneiros das Farc com o mundo exterior, confirmou Betancourt após seu resgate.

Os reféns somam centenas, podendo chegar a milhares, segundo fontes. Alguns já estão presos há mais de 10 anos pelo movimento que se armou nos 1960.

Pressionado por Ingrid Betancourt, o presidente francês Nicolas Sarcozy assegurou na sexta-feira que a França fará o possível para libertar estes reféns e reiterou que seu país vai acolher os membros da guerrilha colombiana que escolherem deixar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, uma proposta controversa.

(Reportagem de Thierry Lévêque)

Sem comentários: