quinta-feira, junho 26

Air Torture vai passar por Lisboa

Air Torture vai passar por Lisboa
Quinta-feira, dia 26 de Junho, no Largo do Camões, a partir das 17 horas

No dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura, a Amnistia Internacional Portugal convida a população de Lisboa para a demonstração de uma viagem a bordo da Air Torture, durante um voo de rendições. Estes voos passam frequentemente sobre os céus europeus, não efectuam registo de rota e transportam pessoas suspeitas de terrorismo de "qualquer lugar"para local "desconhecido".
Estas pessoas estão sujeitas a todo o tipo de tratamentos cruéis, desumanos e degradantes.

Venha ver de perto aquilo que a Amnistia Internacional quer que acabe.

A Amnistia Internacional propõe: Uma viagem a bordo da Air Torture
Local: Praça Luís de Camões
Data: 26 de Junho de 2008 das 17h às 19h

Acabar com as Rendições e as Detenções Secretas: Dever da Europa

Os Estados Europeus têm estado envolvidos no programa de rendições e detenções secretas dos Estados Unidos da América, no qual várias pessoas foram detidas ilegalmente e transferidas de um país para outro sem qualquer processo judicial. Algumas pessoas foram transferidas sob custódia dos Estados Unidos da América para países onde a tortura e outros maus-tratos são praticados durante os interrogatórios; outros foram transferidos para a custódia dos EUA e subsequentemente presos em centros de detenção no Afeganistão e na Baia de Guantánamo em Cuba.

Muitas pessoas foram submetidas a desaparecimentos forçados, incluindo detenções secretas realizadas pela CIA, sendo que o paradeiro de cerca de 36 pessoas continua desconhecido. Todas as vítimas de rendição entrevistadas pela Amnistia Internacional disseram que foram torturadas e submetidas a maus tratos enquanto estavam sob custódia.

Investigações do Conselho da Europa e do Parlamento Europeu recomendaram que os Estados-Membros da União Europeia tomem medidas preventivas para impedirem a ocorrência destas violações de Direitos Humanos no futuro e que assegurem indemnizações às vítimas. Estas recomendações ainda não foram implementadas até à data.


Amnistia Internacional Portugal
Telf: 21 386 16 52
Fax: 21 386 17 82
e-mail: aiportugal@amnistia-internacional.pt

Visite o nosso website em
www.amnistia-internacional.pt

Sem comentários: