quarta-feira, maio 28

A banda InP.A.C.T.O. foi selecionada para o concurso de Loulé

INP.A.C.TO e New Level apurados para a final do "+MÚSICA 2008"


Já estão apuradas duas das cinco bandas que vão marcar presença na final do concurso "+MÚSICA 2008". Da primeira eliminatória, que decorreu no passado sábado, 24 de Maio, na Casa do Povo de Alte, foram seleccionados pelo júri os INP.A.C.TO, de Loulé, e os New Level, de Portimão.

Perante um público entusiasta, a primeira banda a subir ao palco foi os INP.A.C.TO que se destacaram pela originalidade do projecto e pela boa execução técnica dos quatro temas apresentados.

Este grupo do Concelho de Loulé enquadra-se na chamada "World Music", caracterizada pela fusão de sons vindos de lugares distantes e que é transmitida por instrumentos como o didgeridoo ou o djambé.

No entanto, a banda mostrou a sua essência bastante portuguesa, sobretudo pela escolha da versão apresentada; a partir do emblemático poema "Mar Português", da obra "Mensagem" de Fernando Pessoa, o grupo criou um tema original, à sua medida.

De Faro vieram os Fora da Bóia, um grupo de jovens que com um projecto de rock cantado em português, mostrou que na região também existem novos valores a descobrir. Também esta banda quis fazer uma homenagem à música portuguesa e, como tal, escolheram o tema "Filhos da Madrugada", de Zeca Afonso, para fazerem uma interpretação muito própria neste concurso.

Para o final estavam guardados momentos de rock mais pesado. Primeiro, com os olhanenses Dog Days, cujos acordes das guitarras ecoaram pelo salão da Casa do Povo de Alte. Com fortes influências de bandas americanas como os Alice in Chains, na altura de escolherem uma versão para apresentar no "+MÚSICA", os Dog Days optaram por algo bem diferente, um dos hinos da pop dos anos 80, "Take on Me", dos A-Ha.

Para encerrar a noite subiu ao palco uma das bandas que viria a ser seleccionada para a final - os New Level. Com um rock puro e duro, que integra o esquema clássico de guitarra-bateria-baixo, nos quatro temas executados, o grupo apresentou uma boa técnica. Quanto à versão, os New Level trouxeram outro tema que foi sucesso nos tops mundiais, "Crazy", de Seal.

Recorde-se que já no próximo sábado, 31 de Maio, a partir das 22h00, realiza-se a segunda eliminatória do "+MÚSICA 2008", a ter lugar no Castelo de Loulé. Raven Soul, Unfair, Red Orchid e El Marabunta são as bandas que vão disputar um lugar para a grande final agendada para 14 de Junho, em Quarteira.

Sem comentários: