domingo, janeiro 27

Para ser Zen, por paraserzen



27.01.2008



A aplicação da prática espiritual na minha vida diária começa quando acordo pela manhã.

Alegro-me por não ter morrido à noite; por saber que terei mais um dia útil pela frente – não posso garantir que terei dois.

A seguir, recordo-me da motivação correta.

Em vez de me propor a ficar rico ou famoso ou seguir meus próprios interesses egoístas, vou ao encontro do dia com a motivação altruísta de ajudar os outros.

E renovo meu compromisso a cada manhã, dizendo a mim mesmo, “No dia de hoje vou dar o melhor de mim.

No passado eu me saí razoavelmente bem em alguns dias, e pessimamente em outros. Mas já que este pode ser o meu último dia, vou oferecer tudo o que tenho de melhor; vou ser correto com os outros tanto quanto me for possível”.

Durante o dia, verifico como está minha mente.

“Como está sendo meu comportamento.

Qual é a minha real intenção?”


(*) nota do blog: adaptação minha -- a qual recito todas as manhãs -- para um texto de Chagdud Tulku Rinpoche, em Portões da Prática Budista (Edições Chagdud Gonpa, Três Coroas, 2003), já publicado em sua forma original na postagem
A prática, ao acordar.

Sem comentários: