domingo, janeiro 27

ANP anuncia acordo com Egito para reabrir passagem de Rafah

ANP anuncia acordo com Egito para reabrir passagem de Rafah
Publicada em 27/01/2008 às 12h22m
O Globo OnlineAgências internacionais

GAZA - O ministro da Informação da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riad al-Maliki, anunciou, neste domingo, que o Egito aceitou um plano do presidente palestino, Mahmoud Abbas, para reabrir sob seu controle a passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao território egípcio.
O acordo com o Egito busca resolver o caos em sua fronteira com a Faixa de Gaza - por onde centenas de milhares de palestinos cruzaram desde quarta-feira após a derrubada de trechos da cerca divisória -, com a reativação de Rafah, fechada desde que o Hamas expulsou as forças leais a Abbas, em junho, disse Maliki à rádio pública israelense.
Abbas disse no sábado, em Ramala, que a ANP estava disposta a "tomar o controle das passagens para aliviar o sofrimento" do povo palestino, causado por sete meses de bloqueio israelense, e que tinha entregado à ONU, à Liga Árabe e à comunidade internacional um plano neste sentido
. No sábado, o Egito voltou a permitir passagem de palestinos.
Para a reabertura de Rafah, será preciso que representantes israelenses, da ANP e um grupo de observadores da UE possam ter acesso a um centro de controle situado no posto militar de Kerem Shalom, para acompanhar por circuito fechado o que acontece no terminal, o que é impossível desde que Hamas assumiu o controle.
Isso acontece em virtude de um acordo estabelecido em 2005 entre Israel e ANP, com a mediação do Quarteto para o Oriente Médio (formado por Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia).
Embora seja a única passagem de Gaza controlada pelos palestinos, Israel pode forçar o fechamento, ao impedir o acesso ao terminal dos observadores europeus, que vivem na cidade israelense de Ashkelon, a poucos quilômetros da Faixa de Gaza.
O movimento islamita deu justamente hoje por encerrado esse pacto, alcançado dois meses depois de Israel retirar seus colonos e soldados de Gaza. Este acordo "faz parte do passado e os palestinos não aceitarão voltar ao passado", afirmou Sami abu Zuhri, porta-voz do Hamas.
- Precisamos de uma passagem puramente egípcio-palestina, com novos standards - enquanto Abbas quer reabri-la com base no atual acordo, criticou Zuhri.
O porta-voz reiterou seu pedido de um encontro entre Hamas, ANP e Egito para renegociar a gestão de Rafah, mas disse que, "se Abbas mantiver sua rejeição em dialogar com o Hamas", bastará com um "encontro bilateral" entre Cairo e seu movimento.

Sem comentários: