Brasil: Pesquisadores e escritores de língua portuguesa criam associação internacional de estudos de literatura e história africana
22 de Novembro de 2007, 13:06
Brasília, 22 Nov (Lusa)
- Escritores e investigadores de língua portuguesa decidiram criar, durante um encontro sobre literaturas africanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma associação internacional de estudos de literatura, história e cultura africana.
"Este é um grande passo dado pelo III Encontro de Professores de Literaturas Africanas, que decorre até o dia 24 e conta com um número expressivo de escritores de países africanos", disse hoje à Lusa a professora da UFRJ Teresa Salgado, uma das organizadoras do evento.
De acordo com a académica, esta iniciativa deverá incrementar os contactos entre os especialistas e escritores e incentivar a divulgação das literaturas africanas no Brasil.
"É um momento de esperança. Vemos aqui pesquisadores e autores com vontade de mudar o panorama de pouca visibilidade das literaturas africanas no meio literário brasileiro", assinalou Teresa Salgado.
Cerca de 500 pessoas estão a participar no encontro no Rio de Janeiro, cujo tema é "Pensando África: crítica, ensino e pesquisa".
Em foco estão obras de escritores africanos como Mia Couto, Pepetela e Germano Almeida, a literatura de autoria feminina e o ensino de literaturas africanas de língua portuguesa no Brasil.
Hoje à tarde haverá uma "mesa de escritoras", com a presença da angolana Paula Tavares, da cabo-verdiana Vera Duarte, da são-tomense Odete Semedo e da moçambicana Ana Mafalda Leite.
CMC.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário