domingo, agosto 26

TERAPIA Pedras quentes

TERAPIA
Pedras quentes


ORIGINÁRIOS DOS VULCÕES (de características plutônicas) as hot stones são empregadas na terapêutica corporal e tratamentos estéticos como rebalanceadores energéticos (Foto: FOTOS: DANIEL ROMAN)

Na estética, as pedras quentes melhoram a musculatura facial e ajudam a emagrecer, devido ao reequilíbrio térmico, circulatório e liberador de toxinas

As pedras vulcânicas são usadas em todo o mundo para promover o relaxamento e integrar as energias.O fascínio que a natureza exerce sobre o homem é antigo e fácil de constatar. Basta se olhar para as diversas modalidades terapêuticas desenvolvidas e praticadas há milênios com argila, pedras (cristais), ervas, florais (essências de flores), banhos (em estâncias termais, cachoeiras, mar) entre outras.
Seus recursos sempre estiveram disponíveis como grandes aliados nos processos de cura e reintegração dos seres.
Historicamente, as ´hot stones´ contam com registros remotos, como no Velho Testamento.
Sabe-se que os antigos egípcios também já as empregavam.
Só no final do séculos passado, começaram a ser disseminadas na Europa e Estados Unidos, chegando ao Brasil há bem menos tempo e muito recentemente, em Fortaleza. Seus benefícios são tanto terapêuticos, como estéticos e emagrecedores, indicam os terapeutas holísticos Rosa de Lourdes Vasconcelos e Elson Freitas, ela especializada na abordagem corporal e ele com curso realizado em Portugal, onde adquiriu as pedras que utilizam.
Tanto nas massagens terapêuticas como nos tratamentos faciais, as pedras de origem vulcânica podem ser usadas quentes ou frias.
Colhidas em locais próximos a regiões vulcânicas, são escolhidas por sua textura uniforme e suave.
Aquecidas e postas em contato com a pele, proporcionam um toque especial ao servirem como objeto natural para a manipulação, o deslizamento e distensionamento muscular.
Rosa de Lourdes afirma que há anos já empregava os cristais associados ao conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa (moxabustão, ventosas) e os toques desobstrutores do shiatsu. Aliando agora as hot stones à abordagem anterior, ela observa um complemento valioso a seu trabalho.
A MTC segue os princípios dos cinco elementos para recuperar o reequilíbrio do Chi´i e, unindo esse conhecimento à geoterapia, justifica, resulta em um efeito relaxante e reconfortante.Na prática, esclarece, alterna-se a aplicação de pedras frias e quentes no corpo.
Ela inicia sempre suas sessões com a reflexologia, nos pés, e as pedras quentes colocadas inicialmente ao longo da coluna, com uma toalha protectora.
Tal conduta ajuda a distensionar a musculatura para promover o mínimo possível de dor, já que exerce rapidamente um efeito vasodilatador.
O bem-estar causado pelo relaxamento muscular facilita o trabalho do próprio terapeuta, a fim de não causar desconfortos.
Com suavidade, a pessoa tem condições de ter acessado todo seu potencial interno de reintegração e equilíbrio.As sessões com as pedras quentes duram pouco mais de uma hora e promovem um relaxamento bastante saudável.
Há registros de que essas pedras foram empregadas por monges em seus longos períodos de jejum, para manterem auto domínio sobre a mente quando surgiam sinais de fome.
Tensões musculares são facilmente dissolvidas com o tratamento, informam Rosa de Lourdes e Elson Freitas, bem como diminuição das inflamações e um aumento da circulação sanguínea, com melhora das funções orgânicas e reequilíbrio corpo-mente.
Indivíduos com deficiência ou excesso do elemento terra são sempre beneficiados com o uso da geoterapia.
O contacto das pedras com o corpo acessa memórias celulares dessa energia - lembremos que nossos ancestrais, com a descoberta do fogo, se sentiam acolhidos e aquecidos no contacto com o solo, dentro de suas cavernas.
Os terapeutas comentam que junto à dissolução das tensões musculares, ocorre também a liberação de emoções congeladas com as pedras quentes e a massagem desbloqueadora.
´Qualquer abordagem que facilita o relaxamento, ajuda a promover saúde e bem-estar´, justificam, lembrando que a terapêutica com as pedras quentes, essencialmente, ajuda a promover o reequilíbrio do corpo, mente e espírito.
FIQUE POR DENTRO Vulcões cospem larvas que se solidificam As hot stones, com sua origem vulcânica (plutónica), carregam consigo uma memória ancestral longínqua em sua formação energética, por isso, a conotação terapêutica.

Os conhecimentos geológicos da formação terrestre indicam que no princípio o mundo era o próprio inferno.
A superfície do planeta era toda líquida, não de água, mas de rocha incandescente e a atmosfera de gases sufocantes. Partes da terra que permanecem dessa forma são os vulcões.
Quando activos, eles espelham a infância da Terra (cerca de 4,5 bilhões de anos atrás), quando o próprio planeta, os vizinhos e o sol tinham acabado de nascer. No Havaí há um vulcão (Kilauea, que dá nome ao arquipélago), activo desde sua erupção em 1983. É nesta região que se concentra um número enorme de vulcões, denominado de ´Círculo de Fogo do Pacífico´.
Estudiosos acreditam que a Terra já foi uma bola incandescente de metais e rochas líquidas e atmosfera com massa de gás ultra-aquecida (similar à cratera de vulcão), ou seja, um vulcão gigante que cuspia lavas - pedra líquida - ejectada de suas profundezas (o centro da Terra fica a 6,5 mil quilómetros de profundidade).
As pedras vulcânicas são lavas expelidas de vulcões activos que se resfriam em contacto com a água do mar e se solidificam.

Sem comentários: