Temas polêmicos e que ocupam a pauta de discussão da sociedade serão assuntos da 12ªSemana Espírita de Ponta Negra, que terá como temática Espiritismo e atualidade e ocorrerá entre 27 de outubro e primeiro de novembro, promovida pelo Centro Espírita Irmãos do Caminho. Entre os assuntos que serão debatidos estão: doação de órgãos, células-tronco, aborto, depressão, entre outros. O evento é gratuito, aberto ao público, não precisa de inscrição e ocorrerá no próprio centro (Rua Praia de Muriú - Ponta Negra).
‘‘Escolhemos temas que pudessem colocar em debate a opinião espírita’’, afirma o presidente do centro há 12 anos, José da Costa Ferreira Júnior, conhecido como Duda. Toda a programação da semana será iniciada com apresentações culturais espíritas, às 19h30, seguidas das palestras que serão coduzidas por nomes de referências do espiritismo no país como: Clóvis Nunes (BA), Luiz Cláudio (MG), Adeauer Novaes (BA), Listz Rangel (PE), Mércia Carvalho (RN), Sandra Borba (RN), entre outros.
Durante o evento, o público poderá conhecer o ponto de vista do espiritismo diante de temas como as células-tronco. Segundo José Costa existe uma corrente da doutrina que considera as pesquisas com células embrionárias um aborto, por retirar vidas, ‘‘esse mesmo grupo defende que essas pesquisas sejam feitas com células-tronco adultas, pois com as embrionárias, na opinião deles, irá demandar muito tempo e ninguém tem certeza que irão ocorrer respostas positivas. Com as células adultas já existem respostas sobre a cura de doenças’’, diz Costa.
Outro assunto bastante discutido pela sociedade e que vem, a cada dia, atingindo um maior número de pessoas é a depressão. José Carlos afirma que o espiritismo enxerga a depressão como um doença da alma, que pode ter origem em vidas passadas ou uma entidade espiritual. A semana é promovida anualmente sempre no mês de outubro.
Atividades sociais
O Centro Espírita Irmãos do Caminho, que há 26 anos foi fundado em Ponta Negra, também é bastante conhecido na cidade pelos projetos sociais que desenvolve. Os projetos iniciaram pouco depois da criação do centro com o atendimento a detentos nas delegacias de Natal. Hoje, o projeto não existe mais, foi substituído pela distribuição de sopão para crianças de rua. O centro mantém oito ações sociais que atendem não só a comunidade carente de Ponta Negra. Os trabalhos envolvem evangelização, atendimento e distribuição de alimentos. O mais recente projeto, conhecido como Caravana do Caminho, consiste em suprir as carências de habitação, vestuário e alimentos de famílias carentes. Além disso, o centro ainda mantém uma escola e uma creche que atendem a 120 crianças. Quem quiser contribuir com os projetos sociais pode entrar em contato pelo telefone: 3236 3489.
Sem comentários:
Enviar um comentário