quarta-feira, agosto 27

Espiritismo e nordestinidade

O romance “A Casa Assombrada”, de Bezerra de Menezes, ganha uma edição revista e com linguagem atualizada

Lá se vão 120 anos, desde que o médico e escritor cearense Bezerra de Menezes escreveu “A Casa Assombrada”. A obra foi publicada originalmente no “Jornal Reformador” e, postumamente, em livro de 1902, sob os auspícios da Federação Espírita Brasileira. Agora, “A Casa Assombrada” ganha novo lançamento, pela Omni Editora, numa edição revista, com linguagem atualizada. A nova edição foi apresentada, na última quinta-feira, na Bienal de São Paulo. E, hoje, será apresentada ao público cearense, às 19h30, no Centro Cultural Oboé.

O livro resgata uma dívida com Bezerra de Menezes. Mostra a pujança da obra do escritor cearense e permite que mais pessoas possam ter acesso aos seus ensinamentos. “Bezerra de Menezes nos contempla com uma obra de grande riqueza cultural, relatando-nos características regionais, da natureza e dos costumes do Norte e Nordeste de nosso país, e inserindo-nos em um contexto no qual fora bastante conhecedor: o Espiritismo. ‘A Casa Assombrada’, diferentemente do que o nome sugere, é um romance de agradável leitura e nos relata a história de um casal apaixonado que vive seu amor além da vida”, explica o editor Luís-Sérgio Santos.

O cineasta Glauber Filho, que assina o prefácio da nova edição de “A Casa Assombrada”, reforça as observações de Luís-Sérgio, dizendo que Bezerra de Menezes discorre com proficiência sobre os aspectos geográficos e antropológicos dos sertões setentrionais. “Um olhar que se antecipa às narrativas de ‘Os Sertões’ (1902), de Euclides da Cunha, ‘Vidas Secas’ (1938), de Graciliano Ramos, e ‘Grande Sertão Veredas’ (1956), de Guimarães Rosa. Não se pretende, com esta comparação, diminuir os grandes autores de nossa literatura, mas sim colocar, sem receio, Bezerra de Menezes no rol desses ilustres”, justifica o cineasta.

O livro serviu de base para o filme “Bezerra de Menezes: o diário de um espírito”, com direção de Glauber Filho e Joe Pimentel. O longa, que traz Carlos Vereza, Lúcio Mauro, Ana Rosa e Caio Blat no elenco, vai ganhar, nesta sexta-feira, as salas de cinema de todo o país. Em Fortaleza, o filme será exibido em duas salas, uma no multiplex do Iguatemi e outra no North Shopping. A data de lançamento, 29 de agosto, coincide com o nascimento de Bezerra de Menezes. Na sexta-feira, o “médico dos pobres” estaria completando 177 anos.

O empresário Luís Eduardo Girão, organizador da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental e um dos responsáveis pelo lançamento da nova edição do livro, lembra que Bezerra de Menezes dedicou sua vida ao amor e à caridade, fazendo dele uma das figuras mais veneradas no Brasil, em especial pelos praticantes do espiritismo, que o consideravam o “Allan Kardec Brasileiro”. “Ele é um dos grandes humanistas da história brasileira. Sempre esteve à frente de seu tempo, como político, médico e abolicionista. Bezerra de Menezes unificou o espiritismo no Brasil e foi o grande mentor de Chico Xavier”, diz Girão.

Ações de caridade

O primeiro contato de Bezerra de Menezes com a doutrina espírita ocorreu em 1875, quando ele recebeu de presente um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. No dia 16 de agosto de 1886, com 55 anos, Bezerra proclamou, publicamente, sua adesão ao Espiritismo, durante uma conferência sobre a doutrina. A partir daí, além de se dedicar mais ainda ao próximo, sendo considerado “O médico dos pobres”, passou a escrever artigos e livros sobre a doutrina que abraçara.

De 1887 a 1894, sob o pseudônimo de Max, assinou artigos no jornal “O Paiz”, que foram reunidos no livro “Espiritismo: estudos filosóficos”. Destacam-se, ainda, as obras literárias “Casamento e mortalha”, “A doutrina espírita como filosofia teogônica” e “Uma carta de Bezerra de Menezes” - réplica a seu irmão que censurava sua conversão ao Espiritismo -, além de “A Casa Assombrada”. “Em 1889, Bezerra foi apontado como o único capaz de unir os espíritas brasileiros, tornando-se o presidente da federação Espírita Brasileira. Devido às ações de reestruturação do movimento no país, foi considerado o Kardec brasileiro”, informa Girão.

Rigidez católica

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de agosto de 1831, em Riacho de Sangue, atual Jaguaretama, no interior do Ceará. Vinha de uma família muito conservadora e ligada à política e ao militarismo. Seu pai, Antonio Bezerra de Menezes, era chefe do Partido Liberal na região, capitão de antigas milícias e tenente-coronel da Guarda Nacional. A mãe, Fabiana de Jesus Maria Bezerra, o educou seguindo os rígidos padrões da religião católica. Mais tarde se mudaria para o Rio de Janeiro, onde, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu se formar em Medicina, destacando-se na área e na política.

TRECHO DO LIVRO

“Almas do outro mundo”

A poucas léguas da vila de Caicó, no Rio Grande do Norte, havia, no início do Século XIX, uma casa cercada de árvores que encobria os viajantes, na qual, de certo tempo a esta parte, começaram a aparecer visagens que lhe deram a fama de mal assombrada. Os habitantes do campo, nos vastos sertões do Nordeste, têm, de costumes as mais esquisitas crendices, tais como a do lobisomem, mula-sem-cabeça e caipora, a firme convicção de aspirações de almas de outro mundo. Homens de venerado caráter referem fatos de aparições que repugnam os sábios e, principalmente, os padres; mas os fatos não são por isso menos verdadeiros, e a massa popular aceita-os sem relutância. Os mortos voltam do turbilhão donde foram tirados, sem que restem deles memória ou consciência própria, dizem os que admitem a existência de nenhum elemento que não seja o material. O espírito que vai, não volta, dizem os sectários da Igreja Romana, que ensinam a sobrevivência da alma com a memória e consciência do que foi em vida; porém, que dá imediato destino à alma separada do corpo, destino eterno, de que não se pode desprender para vir à terra manifestar-se de qualquer modo para o bem ou para o mal.

ROMANCE

"A Casa Assombrada - Um Romance Espírita"
Bezerra de Menezes
R$ 30
238 páginas
2008
OMINI EDITORA

Lançamento de nova edição do livro, hoje, às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota). Informações: 85 - 3264.7038.

DÉLIO ROCHA
Repórter

Sem comentários: