sábado, junho 14

Feira cultural no Anhembi homenageia centenário da imigração japonesa


13/06/2008 - 16h45
Feira cultural no Anhembi homenageia centenário da imigração japonesa
Da Redação

Feira cultural no Anhembi tem apresentações de artes tradicionais como o gagaku, mistura de música e performance
FOTOS DAS ATRAÇÕES DA FEIRA
HOMENAGENS AO CENTENÁRIO
MAIS SOBRE O CENTENÁRIO
Tem início neste sábado (14) no Anhembi, em São Paulo, a Semana Cultural Brasil-Japão, feira comemorativa do centenário da imigração japonesa.

Com duração de uma semana, o evento tem apresentações de dança tradicional, show de Fernanda Takai, campeonato de karaokê e concurso de cosplay. A data que marca oficialmente a comemoração do centenário é 18 de junho, a próxima quarta-feira.

Entre as cerca de 130 atividades da feira estão de artes tradicionais - como a orquestra de shamisen, instrumento de cordas japonês - até contemporâneas, como exposição de um coletivo de artistas que produzirá painéis utilizando técnicas de arte de rua.

São realizados também no espaço, o Centro de Convenções do Anhembi, workshops e simpósios.

A programação da feira traz ainda apresentação do balé da comunidade rural Yuba - localizada na região de Mirandópolis, em São Paulo -, palestra com o chef Jun Sakamoto, com o estilista Kenzo, exibição de filmes e exposição de bonecos de pano feitos pelo artista japonês Yuki Atae (veja fotos no álbum).

Centenário
O centenário da imigração japonesa no Brasil comemora a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. A embarcação trouxe os primeiros imigrantes japoneses vinculados a um acordo estabelecido entre Brasil e Japão.

No Brasil, diversos eventos celebram a data (saiba mais aqui). Atualmente, São Paulo recebe a exposição "Laços do Olhar", com mais de 350 trabalhos expostos no Instituto Tomie Ohtake (SP), e no Rio de Janeiro está em cartaz "Nippon", que contempla diversos aspactos da cultura japonesa.

Veja abaixo os destaques da programação da Semana Cultural Brasil-Japão e, no site oficial do evento, acompanhe a programação completa.


--------------------------------------------------------------------------------

SEMANA CULTURAL BRASIL-JAPÃO
Quando: de 14 a 22/6
Onde: Palácio das Convenções do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1209)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.centenario2008.org.br

Sem comentários: