sábado, maio 17

Álbum homenageia os 80 anos de um dos pais de Asterix



16/05/2008 - 16h58
Álbum homenageia os 80 anos de um dos pais de Asterix
Da Redação
O francês Albert Uderzo já completou 81 anos (em 25 de abril), mas foi só este ano que um livro homenagem a suas 80 primaveras chegou ao Brasil. O livro "Asterix e Seus Amigos" traz, em 64 páginas, diversos desenhistas das mais diversas nacionalidades prestando uma homenagem ao homem que deu vida, junto de René Goscinny, a uma simpática colônia de gauleses que luta bravamente contra a invasão romana desde 1959.


Asterix, Ideafix e Obelix são criações de Albert Uderzo e René Goscinny
IMAGENS DE ASTERIX E SEUS AMIGOS
Trinta e quatro autores foram convidados pela Éditions Albert René, Bernard de Choisy e Sylvie Uderzo, a filha do desenhista, que passou a cuidar dos personagens depois da morte de Goscinny, em 1977, para criarem, com seus traços e características, histórias ou cartoons que pudessem representar um "parabéns" para Albert. O livro, segundo palavras da própria Sylvie no texto de abertura da obra, ficou maior do que eles pretendiam, e ainda assim, deixou muitos outros amigos e fãs do desenhista de fora.

Com tramas de até quatro páginas, nomes como Vance & Van Hamme (de "XIII"), Rosinski (de "Thorgal"), Manara ("Clic"), Walthéry ("Natacha") e vários outros, aproveitaram a oportunidade para dar novas leituras a Asterix e Obelix, colocar Uderzo nas histórias ou mesmo promover encontros surreais, como Vicar, que levou os gauleses para um passeio em Patópolis com Pato Donald e Professor Pardal.

Uma das tramas mais originais, porém, coloca a dupla com uma roupagem atual, desafiando as autoridades na cidade grande, só para poder promover uma baderna e bater em todos. Quem assina a história é Baru.

A Editora Record já publicou no Brasil 33 títulos de Asterix.


ASTERIX E SEUS AMIGOS- UMA HOMENAGEM A ALBERT UDERZO

Sem comentários: