terça-feira, maio 20

KARDECISMO VERSUS MACUMBA


KARDECISMO VERSUS MACUMBA
Por Charles Odevan Xavier 08/12/2003 às 11:48


O texto investiga a dimensão política e simbólica da transformação da Macumba em Umbanda em face da influência do Espiritismo kardecista.


KARDECISMO VERSUS MACUMBA: O SURGIMENTO DA UMBANDA E DA QUIMBANDA
Charles Odevan Xavier

Este estudo tem como propósito fazer um levantamento histórico do momento em que a Macumba ? culto afro-brasileiro herdeiro da Cabula de origem bantu-angolense ? se dividiu em dois cultos antagônicos (Umbanda e Quimbanda) no contato com o Kardecismo.

Este estudo é um diálogo crítico com várias fontes bibliográficas, mas sobretudo com a obra ?África? de Geoffrey Parrinder (Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1987) e com a tese de doutorado ?Umbanda ? Os ?Seres Superiores? e os orixás/santos: um estudo sobre a fenomenologia do sincretismo umbandístico na perspectiva da Teologia Católica? de Valdeli Carvalho Costa (São Paulo: Edições Loyola, 1983).

O TERMO MACUMBA

No início do século XX, o culto dos Negros bantu do Rio de Janeiro, ainda não era conhecido com o nome de Macumba. A primeira referência ao nome só irá aparecer no ensaio ?O Negro na Música Brasileira? de Luciano Gallet em 1934. Depois disso, a macumba designará o culto da etnia bantu dos negros residentes no Rio de Janeiro.

A Macumba, segundo Valdeli Costa, desse período era ritualmente pobre e muito próxima da estrutura do culto praticado pela etnia Bantu na África. Invocam os mortos e os antepassados tribais, seres bem ou malfazejos. Acreditam na transmigração das almas ? o que no Brasil, os aproximará da doutrina Kardecista - no totemismo e nas práticas mágicas.

O TERMO UMBANDA

O grão-sacerdote da Macumba, na época, denominava-se ?umbanda?, embora também fosse designado como ?pai de terreiro?. Ele era o evocador dos ?espíritos? e o dirigente das cerimônias. O termo Umbanda ou Embanda é originário de ?Ki-mbanda?, o grão-sacerdote bantu, simultaneamente curandeiro, adivinho e feiticeiro.

O SURGIMENTO DA UMBANDA

A crescente difusão da Macumba entre a população pobre do Rio de Janeiro (negra ou branca) se deu pela conjugação da marginalização imposta no re-ordenamento urbano (?Belle-èpoque?) e pela solução de problemas por parte das entidades espirituais que a Ciência oficial e a Medicina branca não conseguiam resolver.Neste ínterim a Macumba passa a atrair os homens brancos da classe média com maior escolaridade, conhecimentos e práticas da doutrina kardecista. Neste momento a estrutura ritual e doutrinária da Macumba entra em crise.Os neófitos, impregnados de padrões mentais e valores euro-brasileiros, começaram a questionar a Macumba, criticando e procurando esvaziá-la de seus traços africanos, de suas práticas rituais, repugnantes à sensibilidade branca (uso de sangue animal, pólvora, punhais, cachaça etc.).

Nesta altura cabe investigar porque os brancos da classe média de intrusos passaram a galgar a chefia dos terreiros de Macumba. Sabe-se que uma das formas de poder e opressão é a alegação da escolaridade.Ou seja, em um ambiente de provável baixa-estima que caracterizava os pobres negros e brancos não-escolarizados, o ingresso do branco remediado que sabe usar a norma padrão da Língua Portuguesa, resultará no branqueamento compulsório e autoritário da Macumba. Entretanto, à medida que os brancos escolarizados passaram a dominar e impor seus parâmetros à Macumba suscitou-se forte resistência e oposição da parte dos Negros fiéis às antigas tradições.O atrito entre o apego aos valores tradicionais negros e o esforço ?civilizador? e ?branqueador? produziu uma cisão interna no culto. Os negros e terreiros fiéis às tradições ancestrais da Macumba, deram origem ao que se passou a ser chamado de ?Quimbanda? pela ala Kardecista da antiga Macumba. E esta ala Kardecista remanescente passou a se nomear de ?Umbanda?. Desse modo, como não podemos esquecer a dimensão política da linguagem, a palavra ?Quimbanda? passou a ser utilizada para detratar a facção oposta, com o intuito de acentuar o caráter primitivo da adversária, designando-a com o nome arcaico do sacerdote bantu na África. Dessa forma, os umbandistas, chefes de terreiro, dão uma conotação fortemente negativa à Quimbanda, apresentando-a, como votada a fazer o mal, através da magia negra.Assim, a Umbanda irá justificar sua existência como o combate à suposta ação maléfica exercida pela Quimbanda, através de seus Exus quimbandeiros.

O FIM DA MACUMBA

O nome ?Macumba? tende a desaparecer, devido à forte conotação depreciativa que o termo possui.Desde 1968 que Valdeli Costa percebe a aversão dos umbandistas dos terreiros urbanos a serem chamados de ?macumbeiros?. Nos subúrbios, o termo ?Macumba? ainda é usado.Na Cabana Espírita Maria Conga situada no Realengo (Rio de Janeiro), o ritual ainda reflete o período de coexistência pacífica das duas formas ritualísticas dentro do mesmo terreiro.

O SIGNIFICADO POLÍTICO DA UMBANDA

A Umbanda, entendida como a ala Kardecista da Macumba, surgiu com o intuito de uniformizar o ritual e a doutrina afro-brasileira, refreando a tendência inventiva dos pais de santo em seus terreiros. Ou seja, ela visou à homogeneização dos cultos tribais brasileiros na perspectiva de poder melhor vigiá-los, controlá-los, servindo como aliada da classe dominante no processo que os historiadores chamam de ?Bella-èpoque?.

A ?Belle-èpoque? (final do século XIX e começo do século XX) se caracterizou como uma disciplinarização urbana que investiu em formas de controle social sobre as camadas baixas da sociedade (retirantes, moradores do subúrbio, crianças abandonadas, mendigos, doentes infecciosos) através dos asilos de mendicidade e de alienados mentais, lazaretos, reformatórios; utilizando-se de profissionais disciplinadores (médicos sanitaristas, bacharéis, militares e burocratas) com a intenção de instituir padrões comportamentais ajustados à disciplina do trabalho indispensável para a consolidação do capitalismo industrial ( CARDOSO, 2002).

Desse modo, o Kardecismo, produto do Positivismo e do Evolucionismo, serviu como o braço invisível do Poder. Para a classe dominante não interessava apenas dominar o corpo dos indivíduos através da coerção policial, ela queria também dominar as almas, as idéias através da coerção simbólica. O Kardecismo ganhará aprovação social pelos Estados Totalitários (basta ver o crescimento das casas espíritas na Ditadura Vargas), enquanto os cultos mais africanizados que representavam uma ameaça aos valores do capitalismo industrial serão perseguidos e, mais tarde, em face de sua resistência, cooptados.

Assim pensar a origem da Umbanda, é resgatar um período histórico em que a classe dominante utilizou todos os recursos imagináveis (violentos e/ou simbólicos) para fiscalizar e conter uma imensa maioria negra, indígena e mestiça que estava começando a criar formas de sociabilidade completamente contrárias aos interesses do grande capital.


Mestrando em Letras pela UFC.
charlesodevan@yahoo.com.br


Email:: charlesodevan@yahoo.com.br
URL:: http://www.florfutura.jex.com.br

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi , estou mandando algumas passagens da biblía importantes para você conhecer , espero que leia com o coração disposto a deixar Deus falar , Ele vai te revelar muitas coisas , até


Deus abomina as pessoas consultarem espíritos

Deus fala na bíblia para as pessoas não consultarem mortos e chama isso de abominação ( Ele fala para não consultar mortos porque as pessoas pensam que estão consultando mortos ).
Deus fala que os mortos não tem participação em coisa alguma no mundo dos vivos e mostra que os espíritos que entram em contato com os vivos são anjos que foram expulsos do céu porque pecaram ( demônios ).

Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros ; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros , prostituindo-se após eles , porei o meu rosto contra aquele homem , e o extirparei do meio do seu povo. Levitico 19 : 31 e 20 : 6

Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha , nem adivinhador , nem prognosticador , nem agoureiro , nem feiticeiro , nem encantador , nem quem consulte um espírito adivinhador , nem mágico , nem quem consulte os mortos , pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor... Deuteronômio 18 : 10 a 12

Quando vos disserem : Consultai os que tem espíritos familiares e os feiticeiros , que chilreiam e murmuram , respondei : Acaso não consultará um povo a seu Deus ? acaso a favor dos vivos consultará os mortos ? Isaías 8 : 19

Leia também II Reis 17 : 17

A bíblia fala que os mortos não tem mais participação em coisa alguma debaixo do sol ( mundo dos vivos ). Não podem falar , nem ouvir e nem ajudar.

Pois os vivos sabem que morrerão , mas os mortos não sabem coisa nenhuma , nem tampouco tem eles dai em diante recompensa ; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram ; nem tem eles dai em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9 : 5 , 6


Passagens bíblicas sobre os anjos que pecaram

Deus mostra na bíblia que os espíritos que entram em contato com os vivos são anjos que foram expulsos do céu porque pecaram.

Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram... II Pedro 2 : 4

Jesus viu satanás ser expulso do céu.

Voltaram depois os setenta com alegria , dizendo : Senhor , em teu nome , até os demônios se nos submetem.
Respondeu-lhes ele : Eu via Satanás , como raio , cair do céu. Lucas 10 : 17 , 18

Leia estas que passagens que falam mais sobre o pecado dos anjos no céu. Um anjo queria ser igual a Deus e ter adoração dos outros anjos . Mas Deus não divide sua adoração com ninguém e expulsou ele e um terço dos anjos do céu , porque o adorou.
Isaias 14 : 12 a 20 --- Ezequiel 28 : 12 a 19 --- Apocalipse 12 : 4

Os demônios se apresentam como pessoas boas , falando em fazer o bem , tendo o objetivo de anular a salvação pelo sacrificio de jesus , mais abaixo você vai entender isso.

E não é de admirar , porquanto o próprio satanás se disfarça em anjo de luz.
Não é muito , pois ; que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça...
II Corintios 11 : 14 , 15

O demônio tem poder para fazer sinais para enganar as pessoas.

A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de satanás , com todo poder , e sinais e prodígios da mentira,
II Tessalonicenses 2 : 9

Pois são espíritos de demônios , que operam sinais... Apocalipse 16 : 14

Jesus foi tentado no deserto pelo demônio.

e disse-lhe : Tudo isto te darei , se , prostado , me adorares. Então ordenou-lhe Jesus : Vai-te , Satanás ; porque está
escrito : Ao Senhor teu Deus adorarás , e só a ele servirás. Mateus 4 : 9 , 10

A bíblia diz que as pessoas ouvirão ensinamentos de demônios.

...em tempos posteriores alguns apostatarão da fé , dando ouvidos a espíritos enganadores , e a doutrinas de demônios,
I Timoteo 4 : 1


Deus estabeleceu que não podemos estar limpos com Ele através de boas obras , mas somos tornados limpos pelo sacrifício que Jesus fez na cruz pagando pelos nossos pecados para termos o perdão

Todos pecaram , Deus dá a salvação gratuitamente através de Jesus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus ; sendo justificados gratuitamente pela sua graça , mediante a redenção que há em Cristo Jesus , Romanos 3 : 23 , 24

Nós não somos aperfeiçoados com os próprios esforços para conseguir um dia estar com Deus , mas somos tornados aperfeiçoados graças o sacrifício que Jesus fez na cruz.

mas todos nós somos como o imundo e todas as nossas justiças como trapo da imundícia , e todos nós caímos como a folha e as nossas culpas como um vento nos arrebatam. Isaias 64 : 6

mas este , havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados , assentou-se para sempre à direita de Deus,
Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados.
Hebreus 10 : 12 , 14

Nós não podemos alcançar Deus através de boas obras , mas Ele nos permitiu estar junto Dele através do sacrifício que Jesus fez.

estando nós ainda mortos em nossos delitos , nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ) ,
Porque pela graça sois salvos , por meio da fé ; e isto não vem de vós , é dom de Deus ; não vem das obras , para que ninguém se glorie. Efésios 2 : 5 , 8 , 9

Muitas pessoas acreditam que vão chegar até Deus através de boas obras ou sacrifícios que ela faça , mas Deus estabeleceu que nós só chegamos até Ele através de Jesus.

Porquanto , não conhecendo a justiça de Deus , e procurando estabelecer a sua própria , não se sujeitaram à justiça de Deus.
Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. Romanos 10 : 3 , 4

Respondeu-lhe Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida ; ninguém vem ao Pai , senão por mim.
João 14 : 6

Deus enviou a pregação do evangelho baseada na cruz de Cristo.

Porque Cristo não me enviou para batizar , mas para pregar o evangelho ; não em sabedoria de palavras , para não se tornar vã a cruz de Cristo. I Corintios 1 : 17

Ser salvo e santificado pelo sacrifício de Jesus na cruz é loucura para algumas pessoas.

Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem ; mas para nós , que somos salvos , é o poder de Deus.
I Corintios 1 : 18

Mas Deus destruiu a sabedoria dos homens em como chegar até Ele.

Porque está escrito : Destruirei a sabedoria dos sábios , e aniquilarei o entendimento dos entendidos .
Onde está o sábio ? Onde o escriba ? Onde o questionador deste século ? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo ? I Corintios 1 : 19 , 20

As pessoas na sua sabedoria não conheceram o caminho que Deus estabeleceu para chegar até Ele.
Mas Deus estabeleceu salvar pela pregação da cruz , mesmo que para o povo pareça loucura.

... o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus , aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
Pois , enquanto os judeus pedem sinal , e os gregos buscam sabedoria , nós pregamos a Cristo crucificado , que é escândalo para os judeus , e loucura para os gregos , mas para os que são chamados , tanto judeus como gregos , Cristo ; poder de Deus e sabedoria de Deus. I Corintios 1 : 21 a 24

Se houvesse um mandamento que pudesse dar a salvação para quem o cumprisse a salvação seria conseguida assim , mas a salvação é dada através do sacrifício de Jesus.

... porque , se fosse dada uma lei que pudesse vivificar , a justiça , na verdade , teria sido pela lei.
Mas a escritura encerrou tudo debaixo do pecado , para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem .
Gálatas 3 : 21 , 22

Não faço nula a graça de Deus ; porque , se a justiça vem mediante a lei , logo Cristo morreu em vão.
Gálatas 2 : 21

Mas se é pela graça , já não é pelas obras ; de outra maneira , a graça já não é graça.
Romanos 11 : 6

A bíblia fala que sem derramamento de sangue não há perdão de pecados.

E quase todas as coisas , segundo a lei , se purificam com sangue ; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Hebreus 9 : 22

Jesus disse que o seu sangue seria derramado para perdão dos pecados.

pois isto é o meu sangue , o sangue do pacto , o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados
Mateus 26 : 28

Os sacrifícios que Deus mandou Moisés fazer para a purificação do povo era uma figura para demonstrar que o sacrifício de Jesus nos purifica dos nossos pecados para estarmos com Deus no céu.
Leia Hebreus capítulos 9 e 10


Passagens bíblicas sobre ficar firme na palavra de Deus sem se desviar para a direita ou esquerda

Quando lemos a bíblia Deus não permite que interpretemos além do que está escrito , mas Ele deixou uma palavra exata e clara para nós ficarmos com o que está escrito , não acrescentando nem tirando.

Não acrescentareis à palavra que vos mando , nem diminuireis dela , para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus , que eu vos mando. Deuteronômio 4 : 2

Nada acrescentes às suas palavras , para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.
Provérbios 30 : 6

Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele , não tem a Deus ; quem permanece neste ensino , esse tem tanto ao Pai como ao Filho. II João 1 : 9

Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo , cuidando de fazer conforme toda lei que meu servo Moisés te ordenou ; não te desvies dela , nem para a direita nem para a esquerda , a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei , antes medita nele dia e noite , para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito... Josué 1 : 7 , 8

Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro : Se alguém lhes acrescentar alguma coisa , Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro ; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia , Deus lhe tirará a sua parte da arvore da vida , e da cidade santa , que estão descritas neste livro.
Apocalipse 22 : 18 , 19


Passagem bíblica sobre a pessoa nascer com defeito físico

Os espiritos ensinam que se uma pessoa nasce com defeito físico isso é uma divida de outra vida que ela está pagando agora , mas quando os apóstolos de Jesus viram um homem que nasceu cego perguntaram para Jesus se foi ele quem pecou ou seus pais para ter nascido cego , Jesus disse que nem ele pecou nem seus pais mas nasceu assim para ser curado por Deus.
Isso é um mistério de Deus e não tem nada a ver com pecado da pessoa ou divida de outra vida.

E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus. João 9 : 1 a 3


Jesus nunca falou sobre reencarnação mas falou sobre o julgamento , o céu e o inferno

Nós vivemos e morremos uma só vez depois vem o julgamento.

E , como aos homens está ordenado morrerem uma só vez , vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9 : 27

Jesus falou sobre um dia de julgamento e a pessoa ir para o céu ou para o inferno , ele nunca falou sobre voltar de novo para a terra ( reencarnação ).

e diante dele serão reunidas todas as nações ; e ele separará uns dos outros , como o pastor separa as ovelhas dos cabritos ;
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita : Vinde , benditos de meu Pai , possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo ;
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda : Apartai-vos de mim , malditos , para o fogo eterno , preparado para o Diabo e seus anjos ;
E irão estes para o castigo eterno , mas os justos para a vida eterna. Mateus 25 : 32 , 34 , 41 , 46

Mandará o Filho do homem os seus anjos , e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço , e os que praticam a iniqüidade , e lança-los-ão na fornalha de fogo ; ali haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol , no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos , ouça.
Mateus 13 : 41 a 43
Deus tem um dia determinado para o juízo final.

porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo , por meio do varão que para isso ordenou ; e disso tem dado certeza a todos , ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17 : 31

Jesus falou sobre a cidade de cafarnaum no seu julgamento.

E tu , Cafarnaum , porventura serás elevada até o céu ? até o hades descerás ; porque , se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram , teria ela permanecido até hoje.
Contudo , eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.
Mateus 11 : 23 , 24

Jesus disse que no inferno o fogo nunca se apaga e a pessoa ( verme ) nunca morre.

E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.].
Porque cada um será salgado com fogo. Marcos 9 : 43 , 44 , 49

O Julgamento final.

E vi os mortos , grandes e pequenos , em pé diante do trono ; e abriram-se uns livros ; e abriu-se outro livro , que é o da vida ; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros , segundo as suas obras.
E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida , foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 20 : 12 , 15

Os demônios falam para as pessoas fazerem boas obras para conseguirem estar com Deus depois da morte para anular a salvação pelo sacrifício de Jesus , porque eles sabem que a salvação não vem das obras boas das pessoas , mas do sacrifício que Jesus fez na cruz pagando pelos nossos pecados. As boas obras é um dever de todas as pessoas.

Venha seguir Jesus , leia o novo testamento dele que está na bíblia e procure uma igreja evangélica para estar junto com outras pessoas que procuram seguir Jesus dá forma como ele ensinou no seu novo testamento.


Você quer saber porque Deus criou esse mundo com adão e eva ?

Quer saber porque o diabo foi deixado solto no jardim do eden com permisão de tentar o casal ?

Quer saber porque temos uma vida pobre , dificil e sofrida nesse mundo ?

Deus revelou tudo na sua palavra , mais abaixo vai descobrir

Existiu um anjo no céu que quis ser igual a Deus , ele queria estar acima dos outros anjos e ser igual a Deus

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?
Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.
Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.
Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.
Isaias 14 : 12 a 20

... Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa te cobria : sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
Ezequiel 28 : 12 a 19

Esse anjo se exaltou querendo ser igual a Deus e 1/3 dos anjos apoiou que ele fosse igual a Deus , todos foram expulsos do céu

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra ... Apocalipse 12 : 4

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Lucas 10 : 18

Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram... II Pedro 2 : 4


Depois que Deus expulsou eles do céu ficou uma tristeza por se ter perdido 1/3 dos anjos e faltando um terço dá para sentir o lugar mais vazio e não seria bom criar novos anjos ali , porque os que ficaram com Deus foram provados e venceram , novos anjos não teriam sidos provados nem vencido nada

Deus imaginou a forma ideal de substitutos com todas as qualidades que os anjos que pecaram não tiveram , seriam substitutos humildes e que seguiriam um rei humilde e talvez Deus tenha chegado a conclusão que a criação de pessoas deve começar pelo lado inteiror da pessoa testando e lapidando elas antes de trazer para junto Dele

Deus tomou atitudes que não gostaria quando os anjos pecaram e ele quis ter na substituição atitudes o inverso das que tomou
matar x salvar
expulsar sem perdão x deixar entrar pelo perdão
sacrificar quem errou x se sacrificar por quem errou

Deus achou melhor criar os substitutos em um lugar fora do céu ( esse mundo ) e deixar o diabo solto para ser vencido , roubado e humilhado , porque lá no céu roubou 1/3 dos anjos , deixou tristeza para os anjos que ficaram e talvez deixou uma duvida na cabeça deles se deus é bom mesmo porque expulsou sem perdão

Deus deu a permissão para o diabo tentar adão e eva para provar se o casal ( substitutos ) seria fiel a Ele e para o casal vencer o diabo , se o casal não pecasse o diabo seria humilhado , mas como o casal pecou então Deus teve que mandar seu filho para derrotar e humilhar o diabo

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3 : 15

O casal pecando ou não Deus conseguiria seus objetivos de inversão nos substitutos , de ter atitudes inversas as que teve e de humilhar o diabo
sendo caidos e mortos seriam ressuscitados , e quanto maior a queda maior seria a inversão e restauração e humilhação contra o diabo

Depois que adão e eva pecaram Deus começa uma revanche contra o diabo roubando os substitutos do estado de morte espiritual e fazendo um processo inverso em varios pontos em que Ele foi prejudicado e que ficaram pendentes por causa da queda dos anjos do céu

matador x salvador
sacrificar quem errou x se sacrificar por quem errou

deus sacrificou e matou os anjos que erraram
jesus se sacrificou e morreu pelos que erraram

expulsar sem perdão x deixar entrar pelo perdão

deus expulsou os anjos sem perdão quando pecaram
os substitutos pecam mas entram no céu pelo perdão

perder pela exaltação x ganhar pela humilhação

deus perdeu um povo por causa de exaltação
deus providenciou um povo ganho pela humilhação


Deus x Diabo

tomar da mão do outro

o diabo roubou 1/3 dos anjos da mão de deus
deus rouba os substitutos da morte espiritual e da mão do diabo

exaltação x humilhação

o diabo se exaltou querendo ser igual a deus
jesus se humilhou sendo humano muito abaixo do seu nivel celestial e sendo cuspido , apanhando e crucificado

honra atraves da exaltação x honra atraves da humilhação

o diabo quis conseguir honra e louvor através de se exaltar
deus quis conseguir honra e louvor através de se humilhar

atrair um povo pela exaltação x atrair um povo pela humilhação

o diabo atraiu 1/3 dos anjos para ele com sua exaltação
deus atrai os substitutos para ele com sua humilhação ( ser cuspido , apanhar e ser crucificado )

matar os vivos pela exaltação x ressuscitar os mortos pela humilhação

o diabo matou 1/3 dos anjos pela sua exaltação
deus ressuscita os substitutos da morte espiritual pela humilhação

um momento de tristeza x dois momentos de alegria

o diabo causou um momento de tristeza no céu quando ele e 1/3 dos anjos foi expulso
deus providenciou dois momentos de alegria para os anjos quando houver duas entradas de salvos no céu , a primeira e segunda ressureição apocalipse 20 : 4 a 6

variedade perdida x variedade maior

deus mostra 7 tipos de corpos diferentes no céu ( querubim ,4 tipos de serafins, arcanjo e anjo ), quando os anjos cairam caiu gente de todos os 7 tipos , para restaurar essa variedade perdida deus criou um ser novo ,diferente dos que existiam , a mulher , que nunca foi mostrada estando no céu


Deus x Demônios

toda gloria e conhecimento x toda miseria sem conhecimento

deus deu toda perfeição, riqueza e gloria para os anjos que o traiu , se mostrou como ele é , inundou eles com sua presença e eles não deram valor e o traiu virando as costas
os substitutos são humildes , pobres , miseraveis , sofredores , não conhecem a deus nem sua presença e dão valor para deus e buscam se aproximar dele

atração pelo exaltado x atração pelo humilhado

os anjos traidores se atrairam por alguem que se exaltava
os substitutos se atraem por um rei humilhado , cuspido , que apanhou e foi crucificado



Substitutos x Diabo

coração exaltado x coração humilde

o diabo teve um coração exaltado e folgado querendo ser igual a deus
os substitutos tem um coração sofrido , simples e humilde e querem seguir um rei humilhado e crucificado

ter tudo de deus e não querer a vontade dele x ter nada de deus e querer a vontade dele

o diabo tinha tudo quando era um anjo de deus , riquezas e gloria e não quis a vontade de deus
os substitutos são pobres , miseraveis , sofredores e querem a vontade de deus

desviar de deus x resgatar para deus

o diabo desviou os anjos de deus para ele proprio
os substitutos pregam o caminho de deus para levar as pessoas desviadas até deus


Substitutos x Demônios

nascer santo e se desviar de deus x nascer caido e se aproximar de deus

os anjos traidores tinham tudo no céu ,foram criados com uma natureza santa , com toda perfeição riqueza e gloria e conhecendo deus e a sua presença que inunda o céu e deixaram ele
os substitutos nascem pobres e miseraveis com uma natureza pecaminosa ,em um mundo pervertido que o atrai e seduz ,mas se esforçam para vencer as tentações e prazeres desse mundo e buscar a vontade de deus

tentar derrubar x vencer e ficar no lugar

os demônios tem a permissão de deus para lutar e tentar os substitutos
os substitutos vencem as lutas e tentações dos demônios e ficam no seu lugar no céu