segunda-feira, abril 21

VOLUNTARIADO DE APOIO AOS SEM-ABRIGO


INFONATURE.ORG - NÚCLEO DE SOLIDARIEDADEProjectos de apoio aos sem-abrigo e pessoas carenciadas
http://portugal.infonature.orgA Proteger o Planeta e Toda a Vida
Algumas fotografias de acções anteriores (ano 2006)Veja uma pequena reportagem sobre a situação dos sem-abrigo em Portugal
FAZEMOS SAÍDAS DE 2 EM 2 SEMANAS - PRÓXIMAS SAÍDAS:*** 19 ABRIL + 3 / 17 / 31 MAIO ***
Muito importante: Se estiver interessado/a em participar, leia bem este e-mail para perceber os objectivos e obter informações mais completas.

APOIO AOS SEM-ABRIGO - INTRODUÇÃO

Introdução do projecto:
Vimos por este meio anunciar a todos os interessados que a organização InfoNature.Org organiza vários projectos baseados no voluntariado. Este projecto em específico consiste num apoio regular e essencialmente emocional e prático de ajuda efectiva e duradoura aos sem-abrigo, entre outras pessoas carenciadas. É igualmente importante demonstrar à sociedade que, os sem-abrigo são como todos os outros, seres humanos que merecem ser respeitados e valorizados. Com a ajuda de todos, seja através de voluntariado directo, de donativos (bens ou dinheiro) ou de ajuda mais específica (médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados), podemos dessa forma diminuir muito a pobreza e sofrimento dos que mais precisam.
A revolução é individual, a responsabilidade é de todos.
"Pense globalmente, actue localmente""Sê a mudança que queres ver no mundo" - Mahatma ghandi
Objectivos e metodologia do projecto:
Ajudamos essencialmente pessoas sem-abrigo e outras carenciadas como toxicodependentes, alcoólicos, idosos, mulheres, crianças, pessoas com doenças (físicas ou psicológicas), imigrantes (legais ou ilegais) ou outros que sobrevivam nas ruas, que necessitem de alimentos, roupas, de um amigo para conversar, informações essenciais ou outras formas de apoio para poderem ter a esperança e hipótese de mudar o rumo da sua difícil vida, pois a maioria sobrevive em extrema pobreza e tristeza.Para ajudar a atingir os objectivos, pretendemos empreender a criação e fomentação de profundas comunicações inter-pessoais com as pessoas, de forma a tentar compreender a situação de vida de cada um e ajudar a encontrar possíveis soluções. Para além disto, tentar dar algumas palavras de carinho, com apoio moral e psicológico, pois são pessoas que sofrem e que têm grandes necessidades, não apenas materiais, mas também psicológicas e emocionais. Por vezes, mesmo um sorriso e uma palavra de carinho e amizade podem ser suficientes para fazer a diferença. Para melhor eficácia, pretendemos que cada pessoa ajude neste projecto, especialmente ao apoiar os sem-abrigo na sua rua ou área de residência.Assim, o objectivo essencial deste projecto é apoiar as pessoas essencialmente através de apoio emocional, providenciando informações indispensáveis sobre instituições e organizações (trabalhando em conjunto com estas) que possam acolher e/ou apoiar estas pessoas, tanto em termos de saúde, como sociais, de desintoxicação (álcool e drogas), jurídicos, de emprego ou outros. Desta forma tentar encorajar estas pessoas a não se conformarem com a sua situação de vida actual e desistir de viver, mas sim ganhar uma nova esperança para o futuro de forma a actuar para modificar e melhorar a sua vida.
Conclusão:
Estas acções são assim organizadas de forma a podermos minorar algumas das necessidades básicas e mais urgentes de pessoas sem-abrigo/carenciadas e consequentemente o seu sofrimento, especialmente a nível emocional. Para isso no entanto precisamos de todas as pessoas de boa vontade que possam ser voluntárias e ajudar da maneira que lhes for possível.
Estamos igualmente a precisar de vários técnicos especializados para o projecto, tais como psicólogos, médicos, assistentes sociais e advogados.
Qualquer ajuda por mais "pequena" que seja será sempre bem vinda. Se não puder participar, por favor informe outras pessoas que o possam. Se quiser informar-se mais sobre este projecto, colaborar e inscrever-se como voluntário, por favor leia o texto abaixo e siga as instruções indicadas, contactando-nos pelo e-mail:
nucleo-solidariedade@infonature.org (contacto do núcleo de solidariedade).
Os sem-abrigo agradecem do fundo do coração toda a nossa ajuda.
INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS:
- Informações mais completas sobre este projecto:
http://infonature.org/site-pt/node/16- Alguns documentos e panfletos que usamos para este projecto: http://www.eco-gaia.net/downloads/ - Algumas fotografias de acções anteriores (ano 2006): http://www.eco-gaia.net/web-album/thumbnails.php?album=6- Projectos e objectivos gerais da organização: http://infonature.org/site-pt/node/52


INFONATURE.ORG - NÚCLEO DE SOLIDARIEDADE

CONTACTOS E LOCAL DE ENCONTRO:
LOCAL DO ENCONTRO: Restaurante Espiral (na entrada ou descer as escadas) - MORADA: Praça Ilha do Faial 14 (
www.espiral.pt ) - LISBOA (Sair no Metro do Saldanha, ir na direcção de Arroios, fica a cerca de 350 metros).
HORAS E DATA: Saídas em cada 2 semanas (ver acima as datas), aos Sábado, às 20.30h (caso não nos encontre, ligue para os telemóveis).
Nºs CONTACTO: Luísa: 933348650 - Paulo: 96-65.03.391 (Antes de cada saída, ligue para confirmar) - E-mail:
nucleo-solidariedade@infonature.org
Se pretender participar, leia bem todo o e-mail e ligue ou envie SMS para os números acima indicados. É importante *avisar* para fazer uma inscrição prévia.
INFORMAÇÕES DETALHADAS:
Cada voluntário que se disponibilize a ajudar tem a responsabilidade de comparticipar com um saco de mantimentos/roupas e/ou quaisquer outros bens materiais que possam ser precisos para ajudar os sem-abrigo. Seguem algumas sugestões relativamente a alimentos, roupa e outros. Sublinhamos que apenas são sugestões e ideias, pois cada voluntário é autónomo e livre de trazer aquilo que mais lhe convier:
- Alimentos: Algumas sandes, pão, fruta, sumos, bolachas, bolos/doces, etc - Não trazer carnes (*1). - Chá (com pacotinhos individuais de açúcar e copos de plástico (*2), ou outro material). - Sopa de legumes (pratos e talheres de plástico (*2), ou outro material).
(*1): Como a organização é pautada por princípios vegetarianos (pelo respeito pelos animais, pela natureza e pela saúde -
www.avp.pt.vu ), sempre que seja possível evite levar qualquer tipo de carne (mamíferos, peixe, marisco, etc). Poderá levar carne unicamente se for "sobras" para evitar desperdícios, por favor nunca cozinhe carne de propósito para trazer para estas acções.(*2): A organização tem como um dos objectivos, proteger o ambiente, por isso sempre que possível cada voluntário deve ser responsável e levar de volta o material de plástico (sacos, talheres, copos, etc) usado para colocar em contentores para reciclar ou quando possível lavar e reutilizar. O plástico é um material extremamente poluente e prejudicial ao ambiente.NOTA SOBRE ANIMAIS ABANDONADOS: Pode levar alguma ração para gatos e cães. No caso de encontrarmos animais abandonados poderemos dar algum alimento para os mesmos e, em casos urgentes, cuidar deles e/ou levá-los para albergues para serem tratados e adoptados.
- Roupa: Meias, cuecas, camisolas, casacos, calças, gorros, luvas, calçado, impermeáveis. - Mantas, sacos de cama, colchões, etc. - Sobretudo roupa de homem, pois a maioria dos sem-abrigo são do sexo masculino. - Outros...
- Higiene: Toalhetes / toalha. - Sabonete. - Outros...
- Outros objectos: Rádios portáteis (dos mais pequenos). - Livros, revistas, jornais. - Lanternas. - Jogos para entreter. - Outros...
NOTA - Para voluntários que já estejam integrados em algum grupo: É favor combinar entre cada elemento/coordenador do grupo o que vão levar, pois assim será mais fácil gerir a logística.NOTA - Para novos voluntários: Para quem nunca o fez, o voluntário terá de preencher os dois formulários abaixo descritos o mais rápido possível. Para cada acção pode levar o que puder, sobretudo alegria e um coração cheio de amor!
Para dúvidas ou questões, ligue-nos ou envie e-mail:
nucleo-solidariedade@infonature.org

Sem comentários: