terça-feira, dezembro 11

A Depressão vista por quem a sente…




A Depressão vista por quem a sente…

Hoje virei aqui falar sem ser no modo de poesia;

Hoje virei falar da doença que sofro assim como, muitas outras pessoas!

Falar da minha depressão assim para quem não me conhece pessoalmente, mas que percebe a minha dor naquilo que tenho escrito, é mais um passo para mim.

Existe em Portugal e penso que no Brasil também um não querer assumir que esta doença existe e que muitos milhares de pessoas no mundo a têm e, que ninguém está livre de ter tido, ter ou a vir ter!

Espero com este meu texto apenas passo alertar e ajudar o que eu como depressiva (esgotamento cerebral) sofro com ela.

Assim saberemos que não somos os únicos

Tudo começa por não ter cara de doente, até consigo rir, chorar nunca! Riso contagiante até! Visto-me bem, sempre ao de leve, maquiada! As pessoas não entendem e dizem-me “isso és tu que fazes filmes”. E esta frase curta, é como um pontapé no estômago.

Mas meus olhos insistem que caiam lágrimas sem eu as pedir, no meio da rua!

Depois vem a fuga da doença, achando que logo passará e até bebo uns copinhos, fumo cigarros, tudo para esconder a dor que vai no meu peito e aniquilando com o tratamento químico que tenho que tomar todos os dias e que não paro de os tomar! Nada disto piora medicação, penso eu!

Finjo que nada é proibido que a vida contínua, afinal pior não pode ficar!

Minto para mim mesma, apenas…

Nada anda para frente;

O poço cada vez fica mais escuro!

Nada vejo lá para cima.

Ai como dói!

Dói sim e muito, pois perco a noção se vale a pena estar aqui carnalmente e não sentir forças para subir o poço!

Os amigos (poucos) dizem-me que estão me dando cordas para ajudarem-me na subida, mas escada não tem não!

Os braços fraquejam e tenta-se o suicídio!

Vieram a tempo, não me deixaram dormir para sempre!

Esse era o meu desejo!

Morrer sem ter dor!

Não gosto como todos, de hospitais e ainda por cima públicos!

Chorei que me deixassem ir embora!

Mas não me deixaram ir sem ter dor.

Hoje reflectindo em tudo o que sofri e fiz sofrer, a aqueles que mais me amam, decidi!

Não quero mais morrer, quero viver.

Quero ouvir os passarinhos com ouvidos de ouvir, falar com tom alegre, mesmo que aconteçam os trambolhões da vida.

Para isso pedi que me internassem numa clínica psiquiátrica, para ser ajudada convenientemente, pelo já, meu psiquiatra.

Por isso aqui me despeço por uns tempos, desejando um Feliz Natal e um super Ano Novo.

Dalena GVL

P.S. estou levando um caderno novo e canetas, quem sabe não escrevo um bonito poema humildemente!? .: )

2 comentários:

Anónimo disse...

A vida leva, por vezes, as pessoas a percorrer caminhos com mais neblina do que se programa, por vezes por escolherem estradas erradas ou mesmo por optarem pelos horários errados para entrar nas mesmas. Por vezes são mesmas pegas por nuvens baixas de forma inesperada. Acabam por ficar sem saber se estacionam o carro, se continuam viagem, se aproveitam a próxima curva para deixar o carro deslizar e cair no precipício que está logo ali, próximo à berma.
Mas é especialmente bom saber que alguém toma a corajosa e coerente decisão de seguir viagem, não deixando com isso de buscar um acostamento seguro para deixar a neblina passar, ganhar força no seu campo de visão e então seguir o seu curso onde o seu eu esteja em maior equilíbrio.
Aproveito para aqui deixar duas vezes os parabéns, pela decisão da busca de caminhos e pelo teu aniversário do dia 13/12.

Zé Paulo

Anónimo disse...

EU TE ENTENDO E COMO ENTENDO...

DEPRESSÃO (INDRISO)
Ebulição conflitante de sentimentos
Ir e vir de emoções boas e ruins
Quero vida, nego morte por consciência

Na angustia de certos momentos
Dúbios pensamentos de fins
Devem ser banidos da existência

A dor de uma alma é invisível
Não é palpável... É angustia incrível

Denise Severgnini/BRASIL