domingo, outubro 7

Parte da Biografia do pintor Candido Portinari


Auto retrato de Candido Portinari






"Vim da terra vermelha e do cafezal.As almas penadas, os brejos e as matas virgensAcompanham-me como o espantalho,Que é o meu auto-retrato.Todas as coisas frágeis e pobres Se parecem comigo."
-Candido Portinari


Em quase 5 mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais, Portinari legou ao nosso imaginário uma ampla síntese crítica de todos os aspectos da vida brasileira. Sua obra foi celebrada pelos mais notáveis nomes de sua geração, no Brasil e no exterior, como o exemplificam os testemunhos a seguir:






Nenhum outro pintor pintou mais um país do que Portinari pintou o seu…



- Israel Pedrosa, 1983, em depoimento ao Projeto Portinari


Considero Portinari como o maior pintor brasileiro de todos os tempos (…) Creio que nossa arte moderna poderá figurar no quadro da cultura universal ao menos com dois espíritos geniais:

Villa-Lobos na música e Portinari na pintura.- Alceu Amoroso Lima





Portinari não é só o maior pintor brasileiro de todos os tempos: é o exemplo único em todas as nossas artes da força do povo dominada pela disciplina do artista completo pela ciência e pelo instinto infalível do belo.Diante destes choros, destes cavalos-marinhos, que falam ao mais profundo de minh'alma de brasileiro, me sinto em estado de absoluta inibição crítica. Tudo que posso fazer é admirar.
- Manuel Bandeira




Considero Portinari um dos maiores pintores do nosso tempo. Sua força é enorme.
Na manhã em que vi o conjunto de suas telas, experimentei tal emoção que fiquei possuido de uma verdadeira fadiga nervosa. Nessa tarde não pude trabalhar, achava-me realmente cansado.


- René Huyghe, conservador-chefe do Museu do Louvre


Nestes dias de desorientação, de funambulismos e de anemia, o exemplo da arte poderosa de Candido Portinari, tão rica de significado, de matéria e de sólida técnica, chega a nós como um bom vento vivificante, a demonstrar-nos que a grande veia latina não se exauriu, mas, ao contrário, enriquecida de novos temas, continua viva, também pelo mérito de um filho de emigrantes que ainda acredita que a pintura seja um ofício sério, árduo e útil aos homens.

- Giuseppe E. Luraghi, crítico de arte, escritor e poeta italiano


Pensamentos e Espiritualidade

Sem comentários: