domingo, setembro 23

Cultura Espírita-HERCULANO PIRES

Tudo sobre a Vida
Pergunta: O ouvinte Maximiliano Prado, pergunta: ouço sempre o senhor falar em cultura espírita.
Mas a cultura não é uma só? Então existe cultura católica, cultura protestante e assim por diante?

RESPOSTA DE HERCULANO PIRES

“Existe mais que isso. Se o senhor prestar atenção o senhor
vê assim que a gente diz que esse moço tem uma grande cultura histórica. Aquele outro, tem uma grande cultura médica. Esse aqui tem uma grande cultura jurídica.

Então o senhor vê que a cultura não é uma só. Há varias formas de cultura, numerosas formas de cultura. E existe realmente uma cultura católica. Mas dentro do catolicismo, existe também as subdivisões culturais. Por exemplo, uma cultura jesuítica, uma cultura dominicana e assim por diante.
Existe uma cultura protestante mas dentro do protestantismo, também há subdivisões. Correspondentes aos vários aspectos da cultura do protestantismo.
Quando nós falamos em cultura espírita, falamos em dois sentidos. Primeiro em um sentido geral. A cultura espírita é aquela que está nascendo na terra, com base nos princípios do espiritismo. É uma revolução cultural.
Uma verdadeira transformação da cultura tal em uma outra cultura. Assim como aconteceu com o cristianismo. O cristianismo nasceu dentro de uma cultura greco-romana, dentro portanto da cultura clássica de um mundo pagão.
Mas dentro dessa cultura, ligada também a cultura judaica. Dentro dessa mistura de culturas, a grega, a romana e a judaica.
Nessa estrutura cultural do mundo clássico, o cristianismo
nasceu com uma nova forma de cultura e criou um mundo novo.
Esse mundo novo é o mundo moderno que surgiu baseado não mais nos princípios da cultura grega, nem da romana e nem da judaica exclusivamente, mas sim na orientação do evangelho de Jesus e com os subsídios culturais que vieram das outras culturas.
Cada cultura é uma forma nova que herda das formas antigas, só bons elementos.
Cada cultura é uma nova síntese do pensamento humano baseado nas experiências do passado e nas perspectivas do futuro que se abrem diante dela.
Assim como o cristianismo formou na terra uma nova cultura, por isso o cristianismo ainda formal.
O cristianismo ainda é entendido apenas no plano da letra. Como
dissemos ainda há pouco ao respondermos outra pergunta. Apesar de baseado na letra, esse cristianismo criou uma nova cultura, que é a cultura que estamos vivendo.
Aquilo que a enciclopédia britânica, em seu suplemento de
ciências desse ano, chamou de psiquic boom, explosão psíquica. A explosão psíquica no mundo, dentro da própria ciência. A ciência mesmo descobrindo a antimatéria.
E avançando através da antimatéria, a descoberta do corpo espiritual do homem. Passando a estudar, como estão estudando os cientistas
nesse momento em laboratório, o fenômeno da morte. Examinando o moribundo que está morrendo em sua agonia para ver o que se passa com ele em referência ao corpo espiritual e verificando positivamente que no momento da morte, o corpo espiritual se desprende do corpo material e continua a viver.
Então estamos aí vendo que dentro da própria cultura materialista, avançamos para uma nova era de compreensão espiritual que está surgindo e que é guiada, por assim dizer balizada pelos princípios fundamentais do espiritismo.
É isso o que chamamos em geral de cultura espírita, a nova cultura que vai surgir no mundo que está surgindo agora.
Mas também chamamos cultura espírita, o conhecimento que uma pessoa tem do espiritismo.
Esse moço tem cultura espírita.
É assim que nós podemos compreender as duas coisas.”
HERCULANO PIRES

Sem comentários: