sábado, setembro 29

À classe média, pão e circo ,por Nancy Veiga BR

Tudo sobre a Vida


Nos diversos ambientes que tenho frequentado ultimamente, é notória uma alteração nos discursos inflamados de seus frequentadores.Tem sido lugar comum, nas últimas semanas, ouvir comentários acerca do Cirque du Soleil, famoso espectáculo circense largamente divulgado pela mídia.Há uma alegria imbecil estampada no semblante de quem limpa a garganta e anuncia: "comprei meus ingressos, já estão esgotados para o ano que vem".
É evidente o ar embevecido e vaidoso ao comentar a presença no espectáculo já lotado, como se isso fosse sinónimo de elegância, de sofisticação.
Nas entrelinhas do discurso chega a ser possível perceber uma comparação com a elite de fato. Vitimada por um complexo de vira-lata, a classe média sente-se parte de um selecto grupo habituado a viajar no final de semana para assistir a um espectáculo musical em Nova Iorque.O público classe média deslumbra-se com a possibilidade de participar de um show endeusado por ela própria.
O evento em si não tem a menor importância.
Importante é comentar que vai, que gastou uma quantia indecente na compra de seu ingresso e que faz parte do selecto grupo dos chiques, elegantes, antenados!Ok, os circos precisavam evoluir. Já não mantêm animais em cativeiro nem maltratam os pobres bichinhos. Todavia o palhaço não está mais no palco....(Nancy Veiga)

Sem comentários: