quinta-feira, agosto 30

Escritores Pedem Fim da era Vargas em 1942

Escritores Pedem Fim da era Vargas



Da Redacção Transcrito da edição 110 do jornal "O Escritor"


Em 1942, por iniciativa de escritores contrários à falta de liberdade de expressão imposta pelo Estado Novo, foi fundada no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Escritores. Entre seus fundadores incluíam-se Otávio Tarquínio de Sousa (presidente), Sérgio Buarque de Holanda, Astrojildo Pereira, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Sérgio Milliet, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Érico Veríssimo.Em 1944, incentivada por Jorge Amado, Aníbal Machado, Oswald de Andrade e outros, a associação resolveu realizar um congresso. Assim no dia 22 de Janeiro de 1945, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo o 1o Congresso Nacional de Escritores.


A reunião foi uma manifestação de oposição ao governo Vargas, contribuindo para aprofundar a crise do regime.


Participaram do encontro nomes expressivos da intelectualidade do país, além de convidados estrangeiros e a repercussão internacional foi expressiva a ponto de merecer mensagem de saudação de Einstein.


A mesa directora era composta, entre outros, por Aníbal Machado (presidente), Sérgio Milliet, Dionélio Machado, Murilo Rubião e Jorge Amado.


Durante o encontro foi redigido um manifesto exigindo a legalidade democrática como garantia da completa liberdade de pensamento, e a instalação de um governo eleito pelo povo mediante sufrágio universal directo e secreto.






Graciliano Ramos


Irei pesquisar mais, sobre este grande escritor brasileiro!
Que vivenciou essa época, bem por perto!

Sem comentários: