segunda-feira, agosto 27

Entrevista com Damian Marley: Sabor de Verão Davide Pinheiro






Entrevista com Damian Marley: Sabor de Verão Davide Pinheiro


É um dos músicos mais importantes para o reggae que se faz actualmente.

Damian Marley não vive à sombra das memórias de pai e criou um estilo muito próprio.

No Sudoeste, dá-se o regresso a Portugal numa altura muito própria.
Welcome To Jamrock», o último álbum de Damian Marley, do ano passado, foi o pretexto para uma visita ao Coliseu, no ano passado e agora para a passagem pelo Sudoeste.

Um registo de grande sucesso.«Não houve uma grande mudança desse álbum para os dois anteriores. Foi mais o resultado da experiência.

Sinto que cada peça encaixou no seu devido do seu lugar. O contexto do reggae também ajudou porque actualmente é um género que está muito na moda. Lembro-me que o concerto em Lisboa foi um dos mais importantes da digressão que realizei.

Actualmente, estou de férias em Miami mas estou ansioso para tocar no festival (Sudoeste).»
Apesar de ter bilhete de identidade jamaicano, Damian Marley é um músico que procura captar não só no seu país a sonoridade que depois transporta para estúdio.


O hip hop é uma das suas grandes referências.


«O hip hop, é sem dúvida, uma das minhas grandes influências apesar de eu estar mais ligado ao reggae. Não procuro seguir um género em particular mas sim criar o meu. No reggae, há muita gente talentosa mas também há muitos nomes que ninguém conhece. Na Jamaica, não há uma indústria musical profissionalizada o que faz com que muitos não tenham as oportunidades que eu tive. E é pena porque se perdem algumas carreiras que podiam ser muito promissoras.»


Apesar do reggae ser uma música muito «quente», Damian Marley é aquilo que convencionou chamar de animal de estúdio. É por isso que «Welcome To Jamrock» está carregado de pequenos sons próprios da tecnologia. «Adoro entrar em estúdio. O meu próximo álbum vai começar a ser preparado a partir de Setembro e é possível que já toque algumas coisas novas no concerto do festival que ainda não estão gravadas. Quando estou em digressão, levo sempre um pequeno estúdio atrás de mim para ir registando algumas ideias que vou tendo. E sim, o «Welcome To Jamrock» está carregado de pormenores tecnológicos.»


Para Damian Marley, o biénio 06/07 foi provavelmente o mais importante da sua carreira, mas o cantor prefere desvalorizar esse facto e continuar a trabalhar no dia-a-dia para melhorar cada vez mais o seu som.


«Foram anos muito importantes para mim, tal como todos os outros, porque se não fosse o trabalho que está para trás, não teria havido o «Welcome To Jamrock». Mas é verdade que nunca tive tanto mediatismo como agora e se isso acontece por alguma razão é. Acredito no trabalho, no talento e no mérito. Acho que me esforcei muito para chegar aqui e não mudei nada porque todos os dias tento fazer canções melhores. No concerto do festival, acho que vão poder ver isso mesmo, uma vez que vou apresentar algumas diferenças face ao de Lisboa, no ano passado.»


Davide Pinheiro
30-07-2007


Sem comentários: