quarta-feira, agosto 15

Artista plástico se inspira na natureza para suas obras Cultura













Artista plástico se inspira na natureza para suas obras Cultura - Aug. 14th 8:00am
Márcio Pinto em seu estúdio.

A natureza e a espiritualidade fazem parte das obras do artista plástico brasileiro Márcio Pinto, 49. Inspirado pelas belas paisagens brasileiras, ele produz baseado também no próprio instinto, usando mix mídia para compor suas obras. Mesmo expondo em Nova Iorque, Márcio planeja mostrar sua arte no Brasil.




As cores estão sempre muito presentes nas obras de Márcio, mas não são necessariamente brasileiras, e ele explicou. “Meu papel não é retratar o Brasil e sim o que me dá inspiração”. O instinto é o que fala mais alto na hora de produzir. “A não ser que eu tenha um tema específico. Já fiz obras sobre o carnaval, por exemplo”.




O tema espiritualidade se mistura à sua grande paixão, a natureza. No quadro Aura, onde uma folha se mistura a uma chuva colorida de tinta, isto se torna ainda mais claro. “A folha simboliza o corpo morto”.




A interpretação das obras de Márcio fica a cargo de cada um. Os quadros Torment One e Torment Two levam tanto a fenômenos naturais quanto a sentimentos humanos. “Me inspirei na água e quis refletir as cores dela. Coloquei também frio, medo e coragem”.




A mistura de materiais é seu diferencial. Intensificou seu trabalho com mix mídia nos últimos anos, trabalhando com acrílico, óleo e óleo pastel. “Gosto muito de misturar metal com madeira”. Há dois anos, esta mistura pode ser vista na Biblioteca da Rockefeller University.




Planos e concorrência




Membro do Brooklyn Waterfront Artists Coalition (BWAC, em inglês), participou de duas exposições com artistas do grupo. Terá provavelmente suas obras expostas no Brazilian Endowment for the Arts (BEA, em inglês), em setembro. “Mas ainda não tenho certeza”.




Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, e morador de Nova Iorque há 18 anos, Márcio ambiciona expor no Brasil, num futuro próximo. “Se eu tiver uma chance”. O artista mantém a atividade paralela de mail clerk no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, onde trabalha há 15 anos, mas gostaria de sobreviver da arte em Nova Iorque, mas “aqui a concorrência é muito grande”.




A escolha do Carroll Gardens, no Brooklyn, como moradia, pode ser a explicação para a inspiração do artista. Os prédios do local são geralmente rodeados por árvores e jardins. Mas Márcio encontrou outra justificativa para estar morando lá. “É sorte ou coincidência”.




As obras de Márcio Pinto podem ser conhecidas através do www.marciopinto.com. Contatos com o artista devem ser feitos através do e-mail marcio@marciopinto.com.




Sem comentários: