Açores: Vinte e seis jovens apresentaram candidatura a concurso para negócios inovadores
16 de Agosto de 2007, 16:48
Ponta Delgada, 16 Ago (Lusa) - Vinte e seis jovens açorianos apresentaram um total de vinte candidaturas à edição deste ano do concurso regional de empreendedorismo, que visa estimular a criação de negócios inovadores, anunciou hoje uma fonte ligada à iniciativa.
A mesma fonte da direcção regional de Apoio à Coesão Económica, que promove o concurso, adiantou à agência Lusa que foram admitidas 20 candidaturas das ilhas de São Miguel (17), Terceira (1), São Jorge (1) e Pico (1).
Além dos projectos relacionados com hotelaria, turismo e agricultura biológica, foram propostas 15 candidaturas ligadas aos serviços, que vão desde consultadoria, audiovisuais, energias renováveis a centros de explicação e lares de idosos, revelou.
Iniciado em 2006, o Concurso Regional de Empreendedorismo destina-se a jovens residentes nos Açores, com idades entre os 18 e 35 anos, que sejam portadores de ideias de negócio inovadoras, podendo concorrer em grupo ou individualmente.
Todas as candidaturas entregues até 31 de Julho na direcção regional de Apoio à Coesão Económica serão avaliadas por um júri, com base em critérios como o grau de inovação, credibilidade da equipa, qualidade do plano de negócios e probabilidade de sucesso do negócio no mercado.
Apesar de reconhecer a dificuldade de muitos jovens em apresentarem um plano de negócios, a mesma fonte assegurou que este procedimento é "imprescindível", alegando que se trata de um documento que sistematiza qual o mercado alvo, o investimento a realizar e a viabilidade económico-financeira do projecto.
"Só uma boa ideia não chega para que o negócio possa avançar", afirmou a mesma fonte, para quem é necessário criar nas ilhas mais estruturas para apoiar aos jovens com ideias inovadoras a realizarem os seus planos de negócios.
O resultado do concurso será conhecido numa gala, agendada para 23 de Novembro, no Teatro Micaelense, ilha de São Miguel, sendo que ao primeiro projecto será atribuído um valor pecuniário de 4.000 euros, ao segundo 3.500 euros e ao terceiro 3.000 euros.
Cada um dos projectos premiados poderá, ainda, receber um suplemento de 2.500 euros, caso o negócio seja concretizado nos seis meses seguintes à cerimónia de entrega dos prémios, acrescentou.
Das 13 candidaturas da primeira edição do concurso, em 2006, um dos projectos na área do turismo vingou, tendo criado entre dois a quatro postos de trabalho, salientou a fonte, acrescentando que este tipo de competição, também, serve para estimular a renovação do tecido económico no arquipélago.
Além da gala, está prevista para 22 e 23 de Novembro, a realização do primeiro salão do empreendedorismo, um evento que pretende possibilitar aos jovens um contacto mais directo com as entidades envolvidas neste processo.
Estarão representadas no salão do empreendedorismo entidades bancárias, ensino e empresariais, explicou, anunciando que será lançado, também, o manual do empreendedor com "informações úteis" de como montar um negócio e que entidades consultar.
Durante os dois dias vão decorrer, ainda, 'worksohps' com quatro oradores convidados, que falarão sobre financiamento, factores determinantes para o empreendedorismo e casos de sucesso, indicou.
RME.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário